Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Nelci Terezinha Seibel

nseibelterra.com.br

Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul


Veja mais colunas de Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO Nelci Seibel

Quarta, 20 de setembro de 2023

Joinville recebe MTur em evento

 

No dia 19 de setembro (terça-feira), na Expoville, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e a Prefeitura de Joinville realizaram o evento “Novidades do Turismo de Joinville”, com a apresentação de importantes lançamentos para o setor. Um dos destaques da programação foi a presença do Ministério do Turismo (MTur) com a apresentação do Programa Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), para o qual Joinville foi o único município catarinense a ser indicado. A seleção considera pré-requisitos básicos como o desenvolvimento e a infraestrutura já existentes da cidade, como acessibilidade, tecnologia e governança.

Outro importante momento do evento foi a assinatura do Plano Municipal de Turismo pelo prefeito Adriano Silva, que visa tornar Joinville referência turística e cultural, até o ano de 2030. O projeto do Plano foi desenvolvido em parceria com o Sebrae e prevê ações como maximizar a oferta de infraestrutura de apoio ao turismo, com a participação da comunidade, gerando emprego e renda. O lançamento do novo vídeo turístico de Joinville também fez parte da pauta. 

 

 

Orquestra Prelúdio com parcerias


A renomada Orquestra Prelúdio inicia neste domingo um novo projeto. Trata-se de Orquestra Prelúdio, Música e Cidadania, que sob o nome “Encontro de Teclas - Solos de Acordeon e Piano”, contará com as participações do acordeonista Alex Reimann e do pianista Arthur Bandt tocando Piazzola (tangos) e Pelēcis (piano) junto a Orquestra Prelúdio. Serão duas apresentações gratuitas: no dia 24,  às 10h30, na Sociedade Cultural Lírica, com ingressos disponíveis uma hora antes do espetáculo; e no dia 19 de outubro, às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra. Para esta segunda data, é preciso retirar o ingresso a partir do dia 2 na Prelúdio Academia de Arte (rua Princesa Isabel, 508, sala 301 , centro).

 

 

Saudação musical à primavera


Para marcar o início da primavera, o grupo de coral do projeto 
Deutsche Chorlieder se apresenta nesta sexta-feira (22), às 20h, na Sociedade Cultural Lírica. Sob a coordenação e regência do maestro Rafael Huch e acompanhamento do pianista correpetidor Arthur Langemann Bandt, o concerto incluirá músicas tradicionais germânicas e ainda contará com as participações especiais do Coral da Estrada do Oeste, Vocal da Paz e Shanty Chor. A entrada é gratuita. O grupo de canto coral alemão é formado por moradores de Joinville e região, de diferentes idades, que ensaiam semanalmente e buscam resgatar e fortalecer, por meio das canções folclóricas, a tradição germânica na cidade. 

 

 

Coral Alemão saudando a primavera na Sociedade Lírica

 

 

Intercâmbio cultural


Presidente da Sociedade Harmonia-Lyra, dr. Álvaro Cauduro reuniu-se no dia 15 de setembro, em Roma, com o Deputado Fábio Porta, que representa os ítalo-descendentes no parlamento italiano e preside a Associazione di Amicizia Italia Brasile, e com a secretária geral da Associazione, sra. Iara Bartira Carmignotto da Silva. O objetivo do encontro foi colocar a primeira pedra de um grande projeto cultural de intercâmbio entre a Itália e o Brasil, do qual a Harmonia Lyra será parceira. O marco inicial  desta iniciativa será em 2024, por ocasião das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

 

Uruguai em evidência

 

A cultura uruguaia está bem mais próxima dos brasileiros do que muitos imaginam. No dia 31 de agosto, o Festuris foi lançado em Montevidéu em um evento para agentes de viagens, autoridades e imprensa. Na ocasião, também foi formalizado ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o convite de país convidado da 35ª edição do Festuris.

 

 

Capital do Uriguai, uma das mais belas cidades da América Latina

 

 

Zuanazzi visita diretores da Rossi & Zorzanello

 

O novo secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi esteve na Rossi & Zorzanello, onde foi recebido pelos diretores da empresa Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Desde a sua primeira passagem pelo Ministério do Turismo em 2003, Zuanazzi mantém uma boa relação com os organizadores do Festuris. No encontro, Zuanazzi apresentou os desafios do cargo, como a reestruturação do Plano e do Conselho Nacional de Turismo, além de captação de mais recursos para o setor.

 

Pioneirismo ao levantar a bandeira da diversidade

 

Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

 

 

Marta Rossi e Eduardi Zorzanello com Milton Zuanazzi (Foto Laura Gallas)

 

 

A gastronomia como indutora do turismo

 

Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica e este ano terá muitas aulas-shows.

 

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA