Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Nelci Terezinha Seibel

nseibelterra.com.br

Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul


Veja mais colunas de Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO

Terça, 27 de setembro de 2022

Vox Camerata canta Vivaldi


Apreciadores do canto lírico e da música erudita de Joinville e região têm uma grande oportunidade de conferir, a partir desta semana, o novo projeto do coro de câmara Vox Camerata. Sob a regência do maestro Rafael Huch e acompanhado da Orquestra Prelúdio Joinville, o grupo faz concertos gratuitos da versão do compositor barroco Antônio Vivaldi para a obra “Magnificat (RV 610)”. Conhecida como “Canção ou Canto de Maria”, ela tem como cenário a visita da Virgem Maria à prima Isabel, grávida de João Batista. Nesta quinta, dia 29, a apresentação é na Sociedade Harmonia-Lyra, às 20h, e no dia 9 de outubro, na Sociedade Cultural Lírica, às 10h30. Não é necessário retirar ingressos.

Clique para ampliar

 

Vox Camerata e Orquestra Prelúdio Foto divulgação: Jonas Magalhães

 

 

Lírica centenária

A Sociedade Lírica de Joinville comemora em 2022 seu centenário de atividades, sem esmorecer durante o período da Nacionalização. Eventos ao longo do ano estão celebrando a efeméride, de tão longa vida. No último sábado houve uma festa com homenagens as pessoas que durante essa trajetória contribuíram com o sucesso do clube. Começou com um show da Banda Treml, de São Bento do Sul, que existe a 109 anos, sempre renovada no decorrer das gerações. Banda típica alemã mais antiga e conhecida no Brasil apresentou músicas típicas escolhidas a dedo. Depois animou o baile. Os convidados foram recepcionados com um delicioso jantar típico preparado pelo Restaurante Rheinkeller, anexo à sociedade. Outros eventos de comemoração estão na programação da Lírica até o fim do ano. 

 

 

7ª edição do Festival do Camarão em Porto Belo

 

Os mais de 200 anos de tradição da prática local da pesca do camarão serão celebrados com a sétima edição do evento que movimenta a cidade de Porto Belo (SC). O Festival do Camarão prevê uma grande programação entre os dias 13 e 16 de outubro, com gastronomia, artesanato, shows nacionais e o risoto gigante, preparado aos olhos do público, para servir cerca de três mil pessoas. Todas as atrações culturais são inteiramente gratuitas. A pesca local do crustáceo surgiu da soma da cultura indígena dos primeiros povos com a colonização portuguesa. Segundo os historiadores pesquisadores Dieter Hans Bruno Kohl e Vilson Francisco Farias, Porto Belo não tinha ouro ou área para plantações assim que os imigrantes chegaram. Mas a então Enseada das Garoupas acabou nas graças das famílias portuguesas por suas áreas de águas calmas e cristalinas. A partir deste período, famílias inteiras vivem exclusivamente da atividade pesqueira, atualmente mais de 400. Junto com o turismo, são as principais fontes econômicas da cidade com mais de 21 mil habitantes. Realizado pela prefeitura, por meio da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, também marcará o aniversário de 190 anos de emancipação político-administrativa do município, que é no dia 13 de outubro.

 

Clique para ampliar

Um delicioso prato de risoto e camarão

 

Sustentabilidade presente

 

Para realizar a festa, foi pensado em diversas ações de sustentabilidade. Do uso de lâmpadas de led, ao descarte correto do óleo usado na gastronomia, passando pela utilização de copos biodegradáveis e retirada adequada de resíduos dos banheiros. Tudo para que o evento seja ambientalmente responsável.

 

Sebrae/SC anuncia 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo

 

O Sebrae/SC anuncia os finalistas da Etapa Estadual do 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação é dividida em etapas estaduais, regionais e nacional, promovida pelo Sebrae Nacional. Após vencer na etapa estadual, os jornalistas concorrem na etapa regional, que não terá premiação, e se vencerem, concorrem na etapa nacional. A cerimônia de premiação será realizada hoje (29.09), às 10h, e transmitida ao vivo pelo Youtube do Sebrae no link http://sebrae.sc/premio-jornalismo2022 ,  aonde também se encontram todas as informações. 

 

Observação de Aves em Monte Verde

 

Há pessoas que viajam longas distâncias para a observação de aves. Monte Verde (MG) tem mais de 250 espécies, destacando-se como destino para esse esporte. Com natureza exuberante, distrito de Camanducaia abriga grande diversidade e é um local privilegiado para prática do birdwatching na Serra da Mantiqueira. De acordo com o portal WikiAves, um dos mais respeitados entre os sites que catalogam informações sobre este tipo de animal, a última pesquisa realizada em Monte Verde apontou a existência de 261 espécies, sendo que 258 delas puderam ser registradas em fotografias. A procura pela prática do chamado birdwatching tem sido crescente em Monte Verde, que está localizada em uma área de Mata Atlântica com rica vegetação e clima típico de altitude, condição geográfica propícia para muitos pássaros viverem, conforme explica o ornitólogo André Menini. Saiba mais no site da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).

 


Saíra-douradinha é uma das espécies que podem ser encontradas em Monte Verde

Foto: André Menini

 

Resultados da 49ª ABAV

 

A ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem realizou na última semana seu 49º Congresso e Feira, em Recife, Pernambuco. O evento recebeu mais de 26 mil participantes expositores e visitantes.

Santa Catarina esteve presente com o estande da Santur, com vários municípios, como a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville. A 50º edição da ABAV, em 2023, será realizada no Rio de Janeiro.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA