Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ecletismo e Zetética - Mariano Soltys

marianosoltysyahoo.com.br

Escritor e advogado


Veja mais colunas de Ecletismo e Zetética - Mariano Soltys

Mais uma vitória para a cultura

Quarta, 04 de maio de 2016

Apesar da demora, vemos sair mais um Edital de Apoio a Cultura, em nosso Município, e assim a oportunidade para artistas demonstrarem seu trabalho, e receberem algum apoio. Em muitos projetos que são propostos presenciamos novos talentos, e assim cada vez mais a diversidade transparece. Totalizando em torno de duzentos mil reais disponíveis, em diversas áreas que poderá ser destinado. Fato é que além de pessoas jurídicas que podem participar, também as pessoas físicas, desde que o proponente resida a dois anos ou mais no Município. Ainda um tanto desconhecido, o Edital de Apoio a Cultura acaba sendo uma grande oportunidade para artistas, que muitas vezes dificilmente conseguem o mesmo de rede privada. Muitos se desanimam com a burocracia, mas na prática há oportunidade para arrumar coisas e a boa vontade acaba conquistando a aprovação. Uma vez aprovado o projeto, a sua execução requer certos cuidados, como detalhes contábeis e trabalhistas, bem como documentais, o que pode ser resolvido com uma consulta com profissionais das áreas respectivas, bem como com a própria Fundação Cultural. Uma vez se buscando cumprir o Plano Municipal de Cultura, fato é que muito ainda há por se fazer, mas fica o chamado aos artistas de todos os segmentos para que participem, e para que não deixem para depois essa oportunidade para demonstrarem seu trabalho.

 

Novelas

Recentes novelas, pelo que ouvi falar, demonstram culturas mais tradicionais e regras que divergem daquelas que estamos acostumados a presenciar, como em relação a casamento, comportamento e tudo mais. Assim não raro noivas fogem de casamentos, nessas novelas, uma vez um casamento arranjado, bem como onde é demonstrado o poder do marido. Fato é que relembrando nossa lei, o Código Civil que valia até 2002, havia regras inclusive de deveres da mulher para com o marido, anulação de casamento por motivos quase tribais, e coisas semelhantes. Então a novela de uma sociedade teocrata se assemelha em muito a nós no passado. Quanto a se está melhor naquilo que é retratado pela teledramaturgia ou em nosso quotidiano, vai da opção e liberdade de cada pessoa. Fato é que todas as novelas mostram o poder do feminino, e falam pela libertação das mulheres, isso desde sempre. Em novelas se retratam divórcios, um amor que passa por cima das coisas, realidades que ficam muitas vezes no tema do tabu e outras coisas. Como a liberdade já era tema batido, agora se mostram novelas com tradições ultraconservadoras. Fato é que sempre há algo de positivo na arte, seja qual quer seja. Mas um livro ou um romance revelaria mil coisas mais do que novelas, e quando descobrirem isso terão um tesouro nas mãos.

 

Seguir algo

É muito mais fácil seguir algo e não pensar por si mesmo. Já os filósofos sempre pensaram por si mesmos. Por isso eram proibidos os seus livros, eles eram presos, senão até condenados a morte, ou mesmo declarados heréticos pelas religiões. O mesmo se diga dos místicos. Fato é que as pessoas preferem seguir algo, seja verdadeiro ou falso, e não questionam certos pontos de vista. O misticismo ainda está pouco conhecido, e vemos apenas certas religiões ou seitas se aproximarem de experiências sensacionais de certos iluminados. Sempre se evitou que as pessoas seguissem seu próprio coração e que entrassem diretamente em contato com Deus. E isso as tiraria do domínio do poder de seguir algo, porque aqueles que guiam seguidores, os manipulam. Muitos grupos têm assim finalidade mais política que espiritual. Fato é que a opção de se seguir algo que realmente escolha, já é algum grande progresso. Diferente de obrigações, o caminhar espiritual se faz de forma sincera, e de todo o coração. Pode até não seguir algo que se tenha por oficial.  



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA