Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ecletismo e Zetética - Mariano Soltys

marianosoltysyahoo.com.br

Escritor e advogado


Veja mais colunas de Ecletismo e Zetética - Mariano Soltys

Os antigos e as estrelas

Quarta, 17 de fevereiro de 2016

Para os antigos muitas das coisas eram previsíveis. E assim deviam ser. Dependentes não de tecnologias, mas da natureza, da sua confiança e fé, eles observavam os céus para que suas plantações fossem abundantes e que para que os animais também estivessem sempre bem. Assim usavam de astrologia. Também não raro faziam simpatias para curar animais, rezas e o que fosse necessário. Lidavam com pragas e doenças, espantavam feras selvagens e possuíam uma sabedoria que os livravam de muitos problemas. Com a tecnologia e ciência muitas dessas coisas desapareceram, essa tradição. Assim aumenta o preço das verduras e se falta a técnica de observar ciclos e as estrelas, em nosso tempo. Em verdade, tudo tem seu tempo certo, com pessoas certas, uma atitude certa e assim por diante. Os objetos certos. Os antigos já sabiam, melhor do que os modernos e suas máquinas.

 

Os dez mandamentos

Esses dias estava assistindo na TV o programa “Páginas Difíceis da Bíblia”, em rede Católica. O programa tratava das formas de se interpretar a Bíblia, e começava pelo Gênesis, que trata de forma alegórica ou mitológica em muitas de suas passagens. Uma coisa está sempre clara ao leitor menos experiente do maior livro, ou seja, seu estilo poético. Com relação a serpente que fala e ao homem engolido por peixe, não fica difícil se pensar em um sentido mitológico. Assim nem tudo é histórico. Talvez a abertura do Mar Vermelho, as pragas do Egito possam estar também nesse sentido. Não que a Bíblia não fale a verdade, mas que existem vários sentidos dessa verdade. Ao longo dos livros que já escrevi sobre esse livro, fato é que cada vez mais se desvelam saberes mais elevados. Com o filme sobre os 10 Mandamentos espero as pessoas reflitam sobre as coisas, e não hajam de forma imatura ao ler esse livro grandioso.

 

Tempo

Li mais uma vez um senhor falar em jornal que não controlamos o tempo. Isso faz pensar, de modo que sim, podemos ter controle do tempo. Seja com relação a idade, que podemos preservar com cuidados da saúde, seja com relação ao tempo que precisamos, que podemos organizar. Sendo líderes de nós mesmos, podemos dominar o tempo que nem um domador de leões. Fato é que isso requer um domínio da vida. Para isso os meios materiais são não tão efetivos. Assim se deve buscar o meio mental ou metafísico, espiritual para compreender o tempo. Que o tempo é mais que relativo, e que podemos compreender o eterno agora e a eternidade, que nos libertam do tempo. Uma vez conquistada essa escada da evolução, não mais se terá de preocupar com o tempo. A sabedoria livra de muitas coisas, inclusive da ignorância do materialismo.

 

Professor ensina e aluno aprende

Eu estava vendo um filme sobre caratê e lá o mestre dizia, quando perguntado sobre alunos de outro mestre que eram ruins e terríveis, ele disse: não existe mal aluno, existe apenas mal professor. Porque professor ensina e aluno aprende. De certo modo há a falta de respeito e também a falta de mestre verdadeiro, comprometido com a pessoa do aluno. Vemos mais brigas por salários e uma relação distante de alunos na escola, em espécie de prisão ou obrigação. E se falarmos em crianças pequenas, há o mal do tal construtivismo, que deixa de lhes dar um norte. Fato é que também em primeiros anos há a formação da personalidade, e um mestre não apenas de escola, mas da vida, se faz necessário. Com sabedoria isso poderia ser possível. Do contrário, existirão cada vez mais alunos inconsequentes e rebeldes, por não lhes ser ensinado o autodomínio e a responsabilidade.  O problema que as coisas se inverteram, e se deseja colher maduro o fruto que ainda é verde. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA