Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ecletismo e Zetética - Mariano Soltys

marianosoltysyahoo.com.br

Escritor e advogado


Veja mais colunas de Ecletismo e Zetética - Mariano Soltys

Os “donos” do destino

Quarta, 28 de outubro de 2015

 

Esses dias li novamente a coluna de um quase dono da verdade em jornal, e ele dizia que o destino está unicamente em nossas mãos. Quase que mandei um recado para ele perguntando por que as pessoas então não escolhem renascer, ter dezesseis anos novamente ou um casamento perfeito? A realidade é bem diferente e depende de muito aprendizado, e sim, existe uma inteligência superior e mesmo leis maiores para se aprender na escola da vida. Isso em muito se liga a uma evolução espiritual, e não meramente comprar casa, carro, apartamento, ou escrever em diversos jornais.

 

Tirania suave?

Nessa Aristóteles, aquele pensador grego famoso errou, em dizer que certo governo era uma tirania suave, benéfica e fecunda. Certamente quem assina embaixo dessas coisas também deve ser um dom quixote imaginário, que desvirtua a vida militar em analogias sem nexo. Precisamos sim de mais ética, mas em uma democracia, senão voltaremos a ser torturados e anistiados, em face da mera liberdade de expressão e mesmo mera produção artística. O tempo de castração já se foi, dessa castração psicológica, e aqueles que querem governar ou liderar com esses pretextos, devem antes ser tratados em psicólogos e rever o que anda acontecendo com seu complexo de Édipo.

 

Antes livro para colorir que nenhum

Esses tempos uma amiga lançava um livro infantil, com lições de valores e muito edificante,e que também era pra colorir. Existissem mais cem propostas dessas e teríamos uma boa base para as crianças. Mas o que de mal tem em um adulto em colorir desenhos? Trata-se de uma ótima forma terapêutica e pode ser que esses livros levem a outros, com frases e letras. Longe da mera moda, ou de certa mera ocupação, qualquer livro é digno de ser aproveitado. Eu já diria para conhecerem meus livros também, mas isso se dará em um estágio posterior, onde mais do que se lê,  se busca uma reflexão filosófica. Cada degrau tem sua importância, não sendo propício apenas destruir ou retirar um degrau, pular. Os livros para colorir são assim melhores que nenhum, pois são um degrau para andares mais elevados da consciência.

 

Governo

Depois que o trem descarrilou todos criticam os trilhos. Mas até onde nós todos fomos responsáveis por esse governo, e também outros governos? Parece que o que interessa a uma sociedade utilitarista é o resultado, o prazer ou felicidade a um maior número de pessoas. Quanto ao povo, nada mais legítimo que reclamar de um governo ineficiente, mas isso não fica muito bem provindo de partidos e governantes de mera oposição, que estão no barco e em muito também envolvidos em corrupção. Em verdade, as pequenas corrupções do dia a dia, jeitinhos e assemelhados provam que não se pode trazer ovelha em meio a lobos. A renovação ética tem de vir em pequenos atos, em cada brasileiro, para depois este exigir governos mais eficazes e justos. Desejo renovações e pessoas que quebrem com o estabelecido, e com um sistema que deixaria Maquiavel com inveja.

 

Criança tem dignidade e opinião

Mesmo na educação, pais devem levar em conta a opinião e gosto da criança. Não seria útil forçar alguém a comer e não dar voz. Mostrar regras e possibilidades. A criança tem dignidade, não é um animal que come o que ordenarem, nem um objeto ou robô. Deve ser amada e educada, no mais sábio que existe. Muitos anos depois de uma lei, o Estatuto da Criança e do Adolescente, fica um tanto não situado o sujeito escrever em jornal que a criança deve comer o que estiver na mesa ou se retirar. Na Idade Média e anteriormente se achava que a criança era um adulto em miniatura. Parece que há ainda palestrante, jornalista e psicólogo que pensa assim. E pai e mãe tem de dar o exemplo, e não serem sargentões e castradores. A não ser que desejem crianças medrosas e tímidas, com cabeça baixa.

 


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA