Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

FIESC e República Tcheca se reúnem para estreitar relações comerciais

Sexta, 08 de março de 2024

 
Embaixadora e empresas tchecas instaladas em SC conhecem potencial do Estado em apresentação do presidente da FIESC
Clique para ampliar

O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar recebeu na manhã desta quinta-feira (7), a embaixadora da República Tcheca Pavla Havrlíková para uma reunião com foco em ampliar as relações comerciais e parcerias entre a indústria catarinense e o país europeu.

O presidente da entidade apresentou os diferenciais de Santa Catarina e as potencialidades do estado, entre eles as estruturas dos portos catarinenses, a diversidade e distribuição das indústrias no território e ainda algumas similaridades entre SC e a República Tcheca que podem facilitar as relações. “Nosso desafio é ampliar as relações de comércio. Temos o que apresentar para os empresários da Rep. Tcheca, temos uma indústria pujante e competitiva e acreditamos que temos muito valor a agregar às cadeias globais”, destacou Aguiar. “SC exportou US$ 2,4 milhões e importou US$ 60 milhões da Rep. Tcheca em 2023.Temos muito espaço para crescer e firmar novas parcerias”, afirmou. 

A embaixadora Pavla Havrlíková destacou que SC tem uma importância fundamental para as relações comerciais entre Brasil e Rep. Tcheca por causa dos portos. Ela afirmou ainda que desde sua última visita ao Estado, em 2019, observou mudanças positivas, como o novo aeroporto da Capital. “Estamos nesse momento reabrindo portas e restabelecendo relações, com o objetivo de reabrir o consulado honorário em SC. O estado tem potencial para ser um parceiro importante para nossas empresas”, destacou.

Empresas

O evento contou com a participação de representantes de três empresas Tchecas, a Trata, focada no segmento de defesa, a MM Cité, fabricante de mobiliário urbano, e também a Linet, fabricante de camas hospitalares. As duas últimas contam com operações em SC.

O executivo da Trata Eduardo Padilha informou que a empresa, que hoje atua no Brasil importando e distribuindo os produtos fabricados na Rep. Tcheca, pretende montar uma cadeia de produção no Brasil, e estuda SC como opção para o investimento. 

O executivo da Linet do Brasil, Sérgio Falbo, destacou a relevância dos portos catarinenses para a operação da empresa, instalada em Itajaí. O complexo portuário está ampliando sua participação nas importações de camas hospitalares da empresa, líder no Brasil entre as empresas estrangeiras que fornecem esses equipamentos. 

A MM Cité, que iniciou suas operações no Brasil importando seus produtos, viu no potencial Santa Catarina e nas semelhanças culturais um local estratégico para iniciar sua produção no país. Segundo a executiva Thaís Silva, a empresa - que chegou ao Brasil em 2012, a reboque das obras motivadas pelos eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas -, passou de importadora de 100% dos produtos a exportadora. “São Bento do Sul foi uma escolha fácil, já que já conta com a cultura mobiliária, o que facilitou nossa instalação aqui em SC”, destacou a executiva.

A reunião contou ainda com a participação do presidente da SC Par, Renato Lacerda e do diretor de Atração e Investimentos Rodrigo Prisco Paraíso. Ambos destacaram a disposição da entidade em interagir de maneira cada vez mais efetiva com as empresas interessadas em investir no estado. “Apesar de SC já despontar por ser uma vitrine pela nossa vocação industrial, estamos focados em ter uma ação mais proativa para atrair parcerias e investimentos”, afirmou Lacerda.

Na sexta-feira, 8, a embaixadora e o cônsul e chefe da missão adjunto, Pavel Šára visitam o Instituto SENAI de Inovação em Joinville. A embaixadora afirmou que existe a intenção da Rep. Tcheca em renovar o memorando de intenções para cooperação tecnológica entre o SENAI, a Embrapii e a Agência de Tecnologia da República Tcheca.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA