Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Como foi que a esposa do Seu Moura, Maria (Beckert) Moura, foi encontrar sua irmã, Giseli (Beckert) Dietrich, após 32 anos de procura? E isso de maneira tão inesperada? Tão insólita mesmo?
O pai das duas, Donaldo Beckert, morava em Oxford. Era uma importante família. Alguns deles eram até integrantes da famosa Banda Treml. Ele, o Donaldo, estava com sua segunda esposa, Ermínia Funk, com a qual teve dois filhos: Gisele, atualmente esposa do professor Dionísio, e seu irmão menor. Deu-se que Donaldo Beckert veio a falecer num acidente de trânsito quando Gisele tinha apenas de 2 a 3 anos. A mãe, Ermínia, pegou seus dois filhos ainda tão pequenos e voltou a Rio Negrinho, onde foi morar com sua mãe, avó das duas criancinhas. Assim nunca mais os descendentes de Donaldo Beckert, de uma e da outra mulher, se encontraram; mas - finalmente - tudo aconteceu de um modo tão inesperado, enquanto o Dionísio pilotava a churrasqueira e os homens conversando, bebericando e ouvindo música gaúcha - quando, repentinamente, as mulheres começaram a gritar, chorar e se abraçar. É o que já foi dito na edição passada.
Dionísio Inácio Dietrich é daqueles professores autênticos. Ele ama a profissão que exerce. A partir de 1986 já atuou em São Bento do Sul em diversas escolas e em todas elas se saiu muito bem. Podemos citar as seguintes: Colégio Estadual São Bento, Roberto Grant, Carlos Zipperer, Hercílio Malinowski, Dalmir Pedro Cubas, Lúcia Tschoeke - onde respondeu pela direção. Atualmente trabalha no Carlos Zipperer e na Escola Municipal de Jovens e Adultos - Emeja, onde exerce a direção.
Dionísio gosta de ser amigo dos amigos. É daqueles gaúchos que não deixa boi perdido na estrada e nem amigo jogado na grota. É um lutador que venceu suas próprias limitações com toda coragem e decisão. Aprecia a boa música, pescaria, feijoada e se delicia ao pilotar a churrasqueira. Ele sempre aceita convites para comer e assar costela. Entre suas qualidades está a de ser adepto da família como célula-mãe da sociedade. Aliás, na última eleição, ele foi o candidato da família.
Vá sempre firme, Dionísio. É como se diz em rima:
Livre e redento,
Pobre e sem luxo,
Na asa do vento,
Vive o gaúcho.