Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Quero construir... E agora?!

Segunda, 04 de abril de 2011

Após um certo tempo amadurecendo a ideia de uma construção, decide-se por fazê-la... E aí surge a dúvida: qual o primeiro passo? Por onde começar? Conforme já vimos nos artigos anteriores, é imperativo a contratação de serviços de engenharia e arquitetura. Mas as dúvidas vão além: como estes profissionais trabalham? Quais as medidas necessárias? Quando devem ser tomadas?

A primeira questão seria a escolha do profissional. Procure pessoas que já construíram, peça referências, observe as obras já concluídas pelo profissional, cerque-se de informações que lhe tragam a segurança de contratá-lo. É importante fazer uma visita ao escritório do engenheiro/arquiteto e, ao procurá-lo, esclareça todas as suas dúvidas, analise o orçamento e só então bata o martelo.

 Clique para ampliar
 Uma vez com estes serviços contratados, passa-se a analisar o local onde será erguida a edificação. Você já possui um terreno? Se sim, o profissional contratado deverá visitá-lo, para tomar conhecimento de todas as variáveis que podem interferir em seu projeto: posição solar, declividade, árvores, postes de iluminação que possam atrapalhar a entrada de veículos, análise da vizinhança; bem como as dimensões necessárias. Se você ainda não possui um terreno, não hesite em solicitar a ajuda de seu engenheiro/arquiteto para a escolha. Ele poderá lhe auxiliar ao analisar as possibilidades de compra, prevendo eventuais gastos extras com estrutura, possibilidades de construção em terrenos com declividade, como também pode lhe auxiliar na melhor localização para o fim desejado.

Na sequência, uma entrevista será feita, para que o profissional possa colher todas as informações necessárias para montar o "programa de necessidades" - quantos cômodos serão projetados, quantas pessoas irão utilizar o espaço, necessidades especiais dos usuários, etc. Após esta entrevista, o engenheiro/arquiteto fará um estudo de fluxos, setorização, insolação, ventilação, volumetria, funcionalidade, ergonomia e, a partir disto, montará a primeira apresentação do projeto: o "estudo preliminar". Uma vez aprovado o estudo, o profissional dá continuidade ao projeto, desenvolvendo os detalhes finais, como fachadas, telhados, acabamentos, etc. E, após a aprovação final do projeto pelo cliente, dá-se sequência no trabalho enviando os desenhos para a prefeitura para que esta libere o alvará de construção.

A partir daqui, existem duas possibilidades: pode-se contratar o mesmo profissional que fez o projeto para executar a obra ou então contratar outro profissional que fará apenas a execução. A continuidade dos serviços, ou seja, executar a obra com o mesmo profissional que fez o projeto, costuma ser uma opção mais vantajosa. De qualquer forma, um cronograma físico-financeiro da construção deve ser executado, para que o cliente saiba com clareza quanto vai pagar por cada etapa da obra, bem como quais itens pesam mais no orçamento. O cliente então deverá decidir pelo tipo de acabamento que deseja utilizar, de acordo com o investimento que pretende fazer. Nesta etapa, é importante visitar obras já acabadas para se ter certeza do tipo de material que está sendo discutido. A partir de então, o construtor já pode colocar a equipe no início dos trabalhos. A obra toda será acompanhada pelo profissional contratado, trazendo-lhe a tranquilidade necessária para que a obra transcorra sem maiores preocupações.    



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA