Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

O quarto de bebê sem berço - método Montessori

Terça, 16 de junho de 2015

Uma tendência cada vez mais forte na decoração de quartos de bebê é o estilo montessoriano (ou Montessori). Na verdade, este estilo faz parte de um método pedagógico criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, que acreditava que a harmonia entre o corpo e o espírito era primordial para o desenvolvimento infantil. Por isso, a atividade, a individualidade e a liberdade são os princípios fundamentais deste sistema, ou seja, a criança deve ser livre para vivenciar novas descobertas. As escolas foram os primeiros ambientes a adotarem esta pedagogia, mas ao longo do tempo, muitos arquitetos e pais extrapolaram este método para criar espaços mais estimulantes e respeitosos aos pequenos dentro de casa. Em um quarto Montessori, portanto, a decoração é prevista de acordo com as necessidades da criança – e não do adulto – a fim de que ela possa se movimentar e explorar o seu ambiente livremente, com tudo ao seu alcance, promovendo o seu desenvolvimento através de suas próprias experiências. E é por isso que este quarto apresentará elementos diferentes de um quarto de bebê tradicional – eles não são aqueles quartos glamourosos que muitas mulheres sonham para seus bebês, mas têm um interessante conceito por trás de sua simplicidade. E para começar, a principal diferença é que um quarto Montessoriano não tem berço!

 

Clique para ampliar
 

Isto mesmo, a ideia é que a criança desde muito cedo consiga se locomover livremente pelo próprio espaço. O berço limita seus movimentos, além de criar a ideia de que ele precisa de alguém para conseguir se movimentar. No lugar do berço é utilizado um colchão fino ou futon direto sobre o chão, sobre uma base de EVA ou ainda sobre uma base de madeira bem baixinha. Os outros móveis (armários, cadeiras, nichos) e objetos (brinquedos, quadros, etc.) também devem ser baixos – na altura dos olhos e ao alcance da criança, para que ela possa explorar o próprio espaço. O espelho é outro elemento interessante, pois ajuda a criança a compreender os limites do próprio corpo e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Outro detalhe que pode fazer parte do quarto são as barras fixadas na parede, como aquelas que se usa em aulas de balé, pois servem de estímulo para o bebê ficar de pé.

Importante ressaltar: um quarto montessoriano deve ter espaço para que a criança se movimente, portanto é primordial a presença de poucos móveis. E melhor se o quarto for pintado com cores suaves: o lugar deve ser tranquilo, e não parecer uma brinquedoteca. Evidente que o local deve ser seguro e não deve haver móveis ou estantes que possam cair, e as quinas e tomadas devem ser protegidas. A decoração montessoriana prima por ser minimalista, funcional e personalizada, com itens utilizados especialmente pela criança, com o intuito de criar um ambiente seguro, aconchegante e viável para seu desenvolvimento.

O segredo é o adulto sentar no chão e enxergar o quarto pela perspectiva da criança!



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA