Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Decks modulares de madeira

Terça, 19 de maio de 2015

Os decks de madeira têm ganhado cada vez mais destaque na decoração de ambientes, sendo usados tanto em espaços externos como internamente. Este piso tem origem nos convés dos navios e, atualmente, garante charme e aconchego aos espaços onde é utilizado. Originalmente, o deck é composto de uma plataforma feita com tábuas de madeira – e esta ainda é a forma mais utilizada nos dias atuais. Mas novos materiais estão surgindo no mercado para conquistar os consumidores a cada dia e, dentre eles, destacam-se os decks modulares, que diferem-se dos tradicionais pela forma de instalação: pequenas placas que são encaixadas umas nas outras – uma solução para quem procura praticidade e versatilidade!

E como se apresentam estes decks? Bom, cada fabricante pode apresentar diferentes materiais e sistemas mas, em geral, as placas tem as dimensões de 30x30cm ou 50x50cm. São tiras de madeira aparafusadas a uma base plástica de alta resistência. A madeira utilizada varia bastante, podendo ser encontradas desde madeiras mais nobres até as mais simples. Alguns fabricantes, inclusive, utilizam-se de materiais alternativos, como madeira plástica ou PVC. As peças contam com um encaixe do tipo macho e fêmea e apresentam uma pequena altura, para manter a madeira um pouco acima do solo e facilitar o escoamento da água, aumentando a vida útil do material.  Alguns fabricantes já comercializam as peças com tonalizantes e impermeabilizantes, mas no caso de não haver este acabamento, é imprescindível fazer a impermeabilização das peças com um verniz adequado para este fim.

Dentre as vantagens apresentadas pelos pisos modulares de madeira, a facilidade é, de longe, a principal delas. São fáceis de comprar, de transportar, de instalar e de remover. É o tipo de produto que segue o estilo “faça você mesmo”. São peças leves e relativamente baratas, que qualquer um pode comprar, transportar e instalar sem maiores transtornos. Mas há ainda outras vantagens: é possível montar diferentes desenhos com os padrões das placas, criando ambientes personalizados e diferenciados; a montagem, além de ser fácil, é rápida e limpa, minimizando o desperdício e a geração de resíduos; e, ainda, as peças são facilmente removíveis, sendo, portanto, reaproveitáveis e ecologicamente corretas.

 

Clique para ampliar
 

Normalmente, o piso modular de madeira é instalado sobre um contrapiso bem nivelado, uma vez que as peças modulares serão colocadas como um tapete sobre a superfície. São especialmente indicadas para compor varandas de apartamentos, pois podem ser assentadas sobre a cerâmica existente sem danificá-la e o desnível entre os ambientes interno e externo geralmente permite um bom acabamento visual, nivelando a sacada com os cômodos internos. Também são muito indicados para quem tem um imóvel alugado, pois além de não estragar o piso original, ainda é possível levar o material embora quando se for deixar o imóvel.

Podem ser utilizados em ambientes internos ou externos. Nos ambientes internos, podemos citar o uso em sacadas, jardins de inverno, salas de jogos, churrasqueiras, banheiros, spas, etc. Em ambientes externos, podemos citar piscinas, varandas, detalhes de paisagismo e churrasqueiras. E você, já pensou em instalar um deck na sua casa?!



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA