Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Decorando imóveis alugados

Terça, 05 de maio de 2015

Você alugou um imóvel, fez a mudança, ajeitou os móveis e quando foi dizer “lar doce lar”, se deu conta que aquele ambiente, que tecnicamente seria seu espaço, não tinha sua cara. Mas como personalizar um imóvel alugado, já que não é possível fazer alterações no acabamento e na estrutura do espaço e nem faz sentido investir em algo que não lhe pertence? Se essas restrições fazem você acreditar que este imóvel nunca será um lar, acredite, há várias maneiras de personalizar seu cantinho sem ter que fazer uma grande reforma!

Para quem tem restrições ao uso da pintura, o uso de papéis, tecidos e adesivos de parede em locais estratégicos podem fazer milagres em seu ambiente. Os papéis de parede estão cada vez mais fáceis de instalar e limpar, e há diversas estampas, tamanhos, estilos e preços a se escolher. Os tecidos podem substituir o papel de parede ou serem apenas colocados na parede em pedaços, como se fosse um quadro, ou vários quadros (com ou sem molduras!). É possível também, com um pedaço de tecido fazer uma espécie de cortina e cobrir uma parede inteira. Já os adesivos são uma maneira ainda mais simples de personalização: eles não são muito caros e são completamente removíveis. E esta dica vale também para os azulejos: é possível utilizar adesivos de vinil laváveis, que são comercializados no tamanho certo para cobrir a maior parte dos modelos de azulejos. Baratos e práticos, esses adesivos são colados sobre os azulejos – sua aplicação é rápida e sua retirada é fácil, não deixando vestígios sobre o acabamento original. Outra opção criativa é criar uma “parede lousa”, que se tornará um espaço para anotações, desenhos, etc.. A forma mais viável, rápida e prática de criar uma “parede lousa” é utilizando um papel autoadesivo preto (papel contact). 

 

Clique para ampliar
 

Quem tem um imóvel alugado também pode abusar dos complementos de um ambiente: tapetes, almofadas e mantas. É um ótimo investimento e muda completamente a atmosfera do espaço, sendo que é possível escolher tamanho, material, cor e padronagem de acordo com o seu estilo.  Outro item que pode trazer grande personalidade a um ambiente são as luminárias: podem compor ambientes de variados estilos de acordo com o design escolhido. Para quem não pode mexer na iluminação de teto do ambiente, vale lançar mão de luminárias de mesa (abajures) e luminárias de chão (de colunas). São peças “transportáveis” que não exigem nenhum tipo de instalação especial.

Pequenas mudanças, como a troca dos espelhos dos interruptores ou ainda os puxadores dos móveis podem se apresentar como soluções simples e baratas.  Fotos, quadros e espelhos nas paredes também são excelentes soluções para personalizar seu espaço. E ainda, há uma infinidade de objetos inusitados que, quando bem inseridos na composição, trazem um charme todo especial a um ambiente. Por fim, plantas saudáveis e bem cuidadas dão frescor, vivacidade e elegância para qualquer casa, sendo possível ousar com vasos e cachepôs que valorizem a planta e complementem a decoração. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA