Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Quem quer um ofurô em casa?

Terça, 30 de junho de 2015

Nesses dias frios que temos enfrentado em nossa cidade, com a temperatura abaixo dos 10ºC, quem não gostaria de chegar em casa depois do trabalho e relaxar totalmente imerso em um ofurô com água bem quentinha? Coisa de filme? Pois saiba que pode ser mais fácil do que se pensa instalar um ofurô em sua casa.

Ofurô é uma palavra de origem japonesa que tem por objetivo denominar certo tipo de banheira. Seu comprimento é menor e sua profundidade é maior que de uma banheira tradicional, permitindo que a água chegue à altura dos ombros de uma pessoa sentada. Tem entre um de seus maiores benefícios a “limpeza mental” – e não a higienização física. A água utilizada é sempre limpa e quente: em torno dos 40ºC.  Os ofurôs são geralmente feitos de ripas de cedro polido e, no Brasil, é muito utilizado o cedro-rosa, mas existem modelos feitos em outros materiais. Pela tradição, se não forem feitos de madeira encaixada serão chamados de banheiras e não de ofurôs. Os modelos variam e podem inclusive ser feitos sob medida, garantindo o perfeito encaixe em qualquer ambiente.

Quando se pensa em instalar um ofurô em casa, deve-se levar em conta o espaço que se tem e a quantidade de pessoas que irão utilizá-lo. O local de instalação pode ser bastante variado, desde interna até externamente, em banheiros, quartos, sacadas, quintais ou áreas de lazer. Mas o ponto de instalação deve ser bem avaliado: varandas de apartamento, por exemplo, nem sempre suportam a carga de uma peça cheia (que, para uma pessoa, pode chegar a 300kg). É essencial checar essa informação com a construtora.

 

Clique para ampliar
 

Para a instalação, o ideal é a presença de um ralo para escoamento, um ponto elétrico e um ponto de entrada de água. Caso deseje-se o reaproveitamento da água do ofurô para a lavagem de calçadas, por exemplo, pode-se ligar o ralo de escoamento a uma cisterna. A elevação do piso com um deck de madeira para a passagem de tubulações resolve alguns problemas e traz ainda mais charme ao ambiente.

No caso de banheiras individuais e pequenas, geralmente a água é trocada a cada banho. No caso de ofurôs para mais pessoas e maiores, a água não é trocada e haverá a necessidade de tratamento: utiliza-se um filtro parecido com os utilizados em piscinas, é feita a correção do pH para manter o equilíbrio químico e também a sanitização da água, feita com o emprego de produtos químicos, em geral o cloro.

Para a manutenção, deverá ser passado verniz na parte externa, duas vezes por ano se localizado em ambiente externo ou uma vez ao ano se localizado em ambiente interno. Nunca se deve passar o verniz dentro da tina. Nas ferragens, deve-se utilizar um produto anti-ferrugem. A parte interna deve ser lavada apenas com escova e água, e o ofurô nunca deve ser deixado vazio por mais de dois dias.

E aí, quem quer um desses em casa?



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA