Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Umidade e mofo – Afaste-os da sua casa!

Segunda, 06 de abril de 2015

Nossa cidade pode ser caracterizada com um clima bastante úmido, o que faz com que a maioria dos são-bentenses sofram com o efeito da umidade nas residências. Mas além da questão climática, problemas nas edificações também geram umidade e mofo aos ambientes, podendo estragar roupas e outros objetos pessoais, além de comprometer seriamente a qualidade do ar no interior dos ambiente, trazendo inclusive problemas de saúde aos usuários. Mas algumas dicas podem evitar ou amenizar os efeitos desse problema.

Antes de mais nada, é necessário mapear as áreas afetadas e identificar a causa da umidade. Se as paredes estão mofadas, com bolhas ou manchas é sinal de infiltração. E a localização do problema pode indicar sua origem: se está na parte superior da parede, é provável que a infiltração venha do telhado ou calha. Manchas próximas ao piso sugerem problemas na impermeabilização da fundação. Já bolhas no meio das paredes podem indicar um cano quebrado ou ainda uma infiltração do lado externo. Uma vez identificado o problema, não adianta tentar mascará-lo simplesmente aplicando um novo revestimento sobre a superfície afetada – o que apenas disfarçaria momentaneamente o problema. Para uma correta solução, é necessário tratar a causa dessa umidade: o conserto do cano, a aplicação de mantas de impermeabilização ou a utilização de produtos hidrofugantes. Após o tratamento, pode-se então pensar no acabamento da superfície.

Nos banheiros, importante verificar se as áreas molhadas foram devidamente impermeabilizadas para evitar que a água e o vapor penetrem e danifiquem as paredes da construção. No caso de não se utilizar revestimento cerâmico nos banheiros, a tinta utilizada deve ser a epóxi, resistente ao vapor e à umidade. Importante lembrar que quando da utilização de forro de gesso, este também merece atenção especial quanto à pintura e tratamento, pois apresenta grande tendência a reter umidade. No caso das paredes com móveis encostados, a umidade pode estragar a estrutura do móvel e ainda prejudicar seu conteúdo (roupas mofadas, por exemplo). Nesta situação, é possível utilizar uma manta impermeabilizante entre o móvel e a parede, evitando que a umidade se transfira para a estrutura do móvel.

 

Clique para ampliar
 

E após todas estas medidas, não deixe de manter os ambientes sempre bem ventilados. Ainda que a estação fria esteja chegando, não deixe de abrir as janelas de sua casa, permita que o sol e o vento entrem nos ambientes e tragam mais saúde para seus ocupantes! 

Infelizmente, boa parte dos problemas com umidade poderiam ser evitados com um bom projeto arquitetônico. Um projeto bem orientado em relação ao sol, bem posicionado em relação aos ventos predominantes e com um bom planejamento de ventilação de ambientes dificilmente terá graves problemas de umidade e mofo. Da mesma maneira, uma construção bem feita é necessária: utilização de produtos preventivos e impermeabilizações realizadas de maneira adequada podem reduzir a incidência destes problemas. Por isso, antes de comprar ou construir um imóvel, não deixe de consultar um profissional habilitado para orientá-lo!



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA