Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Adega em casa - Saúde!

Terça, 24 de fevereiro de 2015

Motivos não faltam para se apreciar um bom vinho: um encontro com amigos, um jantar romântico ou até mesmo uma simples refeição. Além de saboroso, já se sabe que os vinhos trazem benefícios para a beleza e saúde. Os “entendidos” do assunto garantem que é fundamental saber escolher o vinho ideal para cada momento. Mas indo além, fundamental também é ter o devido cuidado na hora de armazenar a bebida. Atualmente, existem eletrodomésticos que cumprem com essa finalidade: as adegas refrigeradas – que inclusive são bastante charmosas. Mas ainda há quem prefira guardar seus vinhos nos moldes tradicionais.

A primeira providência a ser tomada por quem quer ter uma adega em casa é definir onde ela vai ficar – e ressalte-se que não é necessário ter um cômodo exclusivo para este fim. Atualmente, a tendência é integrar estes espaços às salas de estar ou cozinhas gourmets e, com cerca de um metro quadrado, já é possível montar um belo sistema para armazenamento de seus rótulos preferidos.

A única restrição do ambiente é que não tenha incidência de luz solar e calor. A temperatura da área dos vinhos é importante porque quando há variação brusca a bebida pode perder suas propriedades. Por isso, manter uma temperatura constante na sua adega é essencial. Espaços mais frios, como porões, não necessitam de um sistema de refrigeração e, por isso eles são tradicionalmente usados para a armazenagem de vinhos. Mas se a intenção é montar a adega integrada a outro ambiente, o indicado é instalar um sistema de climatização ou então optar por uma adega refrigerada.

 

Clique para ampliar
 

As garrafas podem ser colocadas em suportes individuais ou em favos para seis ou doze frascos – embora esta última situação esteja em desuso pois não permite muito espaço para a circulação de ar entre os recipientes e apresenta mais chance de danificar os rótulos dos vinhos. O material utilizado para o suporte pode ser a madeira ou o aço inox – este cada vez mais usado em prateleiras deslizantes, que facilita o manuseio. Em sistemas mais elaborados, tubos individuais de aço inox mantêm as garrafas em um ângulo de 13º, o que permite que o vinho fique em contato com a rolha, ou seja, ajuda na conservação, e ao mesmo tempo já mantém a borra no fundo da garrafa. Grandes adegas também podem contar com um sistema eletrônico de localização, no qual os rótulos são cadastrados e na hora de escolher um deles, uma luz de LED indica a localização da garrafa.

O preço para a montagem de uma adega climatizada irá depender de todas estas questões: tamanho, sistema de refrigeração, tipos de suporte, mobiliário anexo e sistemas eletrônicos extras. Em média, um armário refrigerado para cerca de 150 rótulos com um metro de largura e na altura do pé-direito sai em torno de R$ 20.000,00. Mas para quem está começando ou não tem muito espaço, as adegas refrigeradas são ótimas alternativas. Um modelo para cerca de 50 garrafas pode ser encontrado por cerca de R$ 5.000,00. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA