Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luciana Albino


Arquiteta & Urbanista

CREA/SC 105541-3


Veja mais colunas de Luciana Albino

Esquadrias de madeira

Segunda, 04 de agosto de 2014

Já vimos as características das esquadrias de PVC e de alumínio. Veremos hoje as vantagens e desvantagens do uso do mais tradicional material para esquadrias – a madeira.

A madeira provavelmente foi o primeiro material a ser usado na fabricação de esquadrias, e seu uso resistiu pelo tempo, sendo, ainda hoje, um material muito valorizado. O uso deste tipo de esquadria personaliza e valoriza a obra, ajudando também a marcar o estilo da edificação. Mas, para se obter um bom resultado, é imprescindível usar sempre madeira de boa qualidade e, de preferência, certificada, para garantir que a extração do material não está se dando de forma desordenada e com prejuízo ao meio ambiente.

Entre as vantagens de seu uso podemos começar pelo excelente isolamento termo-acústico: por ser um mal condutor de calor e som, apresenta um bom desempenho neste quesito. Se aliada ao emprego de vidros duplos, madeira maciça na confecção dos caixilhos e uma boa vedação com perfis de borracha, este isolamento será equivalente ao das esquadrias de PVC. Ainda, podemos citar como vantagens a durabilidade (se o material receber a manutenção adequada, pode resistir por centenas de anos); a beleza natural; a variedade de cores proporcionada pelas diversas opções de tintas e vernizes; e a multiplicidade de modelos, com a possibilidade até de personalização dos perfis de madeira. E, quando tratada adequadamente, oferece boa resistência à maresia e intempéries.

 

Clique para ampliar
 

Entre as desvantagens está, principalmente, a necessidade constante de manutenção e proteção, uma vez que os acabamentos e tratamentos disponíveis apresentam durabilidade limitada. O tratamento e manutenção adequados, além da beleza, irá garantir prevenção a ataques de fungos, cupins e brocas – evitando o apodrecimento da madeira. Outro fator que deve ser levado em conta na hora da escolha do material é o fator umidade: a madeira absorve e perde água em um processo contínuo de expansão e contração, e isso deve ser previsto na instalação para evitar rachaduras, empenamentos e microfissuras.

Com relação ao custo, quando as esquadrias são feitas artesanalmente ou escolhidas entre modelos especiais, chegam a ter um valor até 30% superior às de alumínio. Já os modelos industrializados se equiparam em termos gerais de valores. Importante deixar claro que quem procura por esquadrias de madeira tem também de se preocupar com o tipo de vidro que será utilizado e com a qualidade de ferragens, roldanas, trilhos e elementos de vedação. Portanto, busque sempre a procedência e idoneidade do fabricante, suas condições de garantia e principalmente o tratamento preventivo empregado.

Para a conservação, podemos citar algumas dicas: não deixar bater portas e janelas, evitando trincas na madeira e na pintura e protegendo fechadura e ferragens; não aplique produtos abrasivos nas fechaduras e ferragens, use apenas uma flanela para a limpeza; lubrifique periodicamente as dobradiças e fechaduras, mantendo o seu funcionamento perfeito; e mantenha sempre protegida sua esquadria com vernizes e tintas de boa qualidade, para que tenham uma longa vida útil.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA