Quando estávamos no verão, vimos aqui algumas dicas de como refrescar a casa sem recorrer a aparelhos de ar-condicionado. Agora, com a chegada do inverno, veremos algumas dicas de como podemos esquentar nossos ambientes apenas com algumas adaptações na decoração.
Basicamente, invertemos as regras do verão: essa é a estação para utilizarmos xales, mantas e tapetes – e espalhá-los pelos ambientes para que possam ser usados em qualquer momento do dia ou da noite. Nada pior do que sentar em um sofá gelado numa noite fria, não é mesmo?! Para que isso não aconteça, forre os sofás e as cadeiras com mantas ou xales em tecidos como suede, veludo, camurça ou lã. Móveis sem estofamento (bancos em madeira, por exemplo) pedem almofadas ou futtons para amenizar a sensação térmica. É também uma boa época para incrementar as persianas ou cortinas finas com xales em tecidos mais grossos e pesados, já que, além de o próprio tecido aumentar a sensação de aquecimento, a cortina evita a perda de calor através das janelas.
Tapetes também são bem vindos, pois dificultam a “subida” do frio pelo piso. Deve-se, portanto, utilizá-los para cobrir os espaços de maior permanência (como sob o sofá da sala, a mesa de jantar e a beirada da cama). Os tapetes com fios mais longos são os mais confortáveis para os dias frios, mas deve-se levar em conta a saúde dos moradores, já que podem acumular ácaros e causar alergias. Deve-se, ainda, tomar especial cuidado para que os tapetes fiquem presos sob os móveis evitando escorregões.
Com relação às cores, dê preferência para peças em cores quentes e escuras, como vermelhos, laranjas, marrons e amarelos. Elas absorvem o calor e aquecem os ambientes. Para quem não tem lareira (ou mesmo para quem tem!), é possível complementar a decoração com o uso de velas e abajures. A cor amarela da chama da vela e das lâmpadas utilizadas nos abajures aumenta a sensação de aconchego.
Por fim, importante salientar que esquentar os ambientes não é a única preocupação que se deve ter em mente. No inverno, é comum deixar janelas e portas fechadas por mais tempo, o que acaba ajudando na proliferação de ácaros e na disseminação de gripes e outras doenças. Portanto, é essencial cuidar da ventilação dos espaços e a regra, nessa estação, é abrir as janelas pela manhã, quando o sol já apareceu, permitindo as trocas de calor entre o ambiente externo (que está mais quente) com o ambiente interno (que está mais frio). Em torno das 16:00, quando a temperatura externa começar a baixar, é hora de fechar as janelas, mas ainda mantendo as cortinas abertas, para que a radiação solar continue a entrar. Pelas 17:30, quando o sol já está indo embora, é hora de fechar todas as cortinas e blackouts, impedindo que o calor ganho durante o dia seja perdido para o ambiente externo.
E agora, com a casa já quentinha, hora de preparar um foundue e servir o vinho!!