Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Dinheiro sempre é bom...
...e quanto mais, tanto melhor; desde que seja fruto de trabalho justo e honesto ou o resultado de rendimentos também justos e honestos e assim construa a verdadeira felicidade de seu dono e das pessoas que compõem o seu círculo vital. Esse dinheiro deve realmente fazer crescer, criar, subir. Para que se possa corretamente praticar a virtude faz-se necessário um mínimo de bem estar material necessário. É o adágio latino Primum vivere, post filosofare, ou seja, primeiro viver, depois filosofar. Para bem pensar, orar e planejar há que se ter uma correta dignidade material. Dinheiro é o bom fruto que se colhe nesta vida passageira para ser feliz e fazer outros também felizes.
A empregada do Rei Luís XIV
Dizem que certo dia no deslumbrante palácio desse rei uma linda faxineira foi desacatada pela filha de sua majestade real. Esta acusava aquela de ter feito algo de errado, mas a empregada, com todo respeito se defendia dizendo estar inocente do que a princesa lhe inculpava. Tanto foi até que a acusadora gritou enraivecida: “Escute sua empregadinha não me responda e não esqueça que sou a filha do rei”. E a empregada, com toda dignidade, após gentil mesura: “Sim nobre princesa, ilustre filha do rei, jamais o esquecerei, mas também não esqueça vossa majestade que eu sou filha Deus” E o que é mais importante, a filha do rei ou filha de Deus? Valorize-se.
Este País maravilhoso
Tão poucos o conhecem e tão poucos o amam. Não o amam porque não conhecem. Para amar é preciso conhecer e para fazê-lo prosperar, ser honesto, justo e cumprir o dístico da Bandeira, ordem e progresso, é preciso amá-lo de todo coração. Em quase tudo ele é o maior do mundo. É a maior área territorial aproveitável do planeta. Só no centro da grande São Paulo existe uma floresta que tem mais espécies vegetais do que a Europa inteira, mas ali perto está também outra, na Serra da Cantareira, que é maior floresta urbana do mundo. É enorme quantidade de maior do mundo que este país nos apresenta. Ame-o, conheça-o, visite-o, estude-o. Sê brasileiro com orgulho.
Residência dos Professores Celso e Mariana
“A união estabelecida na distinção faz a ordem; a ordem produz a conveniência e a proporção e a conveniência nas coisas inteiras e completas, faz a beleza”. Se você quer ver uma das coisas mais belas de Rio Negrinho e depois de bem pronto, o que ainda não está, de toda região e nem vamos, por enquanto, falar além, entre na Rua Rudolfo Hantschel pela Rua Padre Celso Michels, erga um pouco os olhos e, sem inveja e sem preconceito, deixe que a grande obra de estilo celsiano fale a sua alma, alimente sua mente e pela admiração faça crescer sua inteligência. Os bobalhões sempre diziam que beleza não põe mesa. Põe sim, e como. Chega de feiúra atual.
Difamações e preconceitos dominam os dias atuais
Geralmente todo entrante difama seu sainte. Assim foi com a total destruição do ensino jesuítico e até hoje não mais conseguimos educação respeitável; a República teve que fazer o desprestígio da monarquia e até hoje o Brasil não recuperou sua posição mundial que naquele tempo possuía; cada novo governo faz de tudo para desprestigiar seu anterior, mas geralmente acaba por fazer o pior. Vamos mudar isso. Pessoa inteligente não é quem detrai, mas quem usa todo bem que qualquer partido fez e faz: joga fora o que não é bom e usa o que de útil cada qual conseguiu produzir. Ser feliz é construir e não destruir; cultivar o que é bom: é amar, construir, crescer.
Por que não sou feliz?
Porque sempre ponho a felicidade onde eu não estou e nunca a coloco onde eu estou. Só é feliz quem põe a felicidade onde ele está e ama o que tem e não o que não tem.