Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Geraldo Natálio Kotovicz
Eis um sujeito ligado a cultura são-bentense e sendo assim, está unido a cultura universal; pois, segundo o escritor Leon Tolstoy, quem está ligado a cultura local, é realmente universal. Geraldo, muito jovem, começou, a convite Wilfredo Weihermann, cantar no Coral Santa Cecília. Hoje participa do Coral da Univille, do Coral Santo Estanislau, do Coral Santa Cecília e do Grupo Folclórico Germano Böhmerwald pelo qual já participou de uma turnê cultural pela Europa. Geraldo é um perfeito cantor: voz firme, capacidade musical elevada e afinação perfeita. É um esteio cultural de São Bento do Sul. É feliz e sabe fazer feliz. É um exemplo a ser seguido por todos.
Crianças francesas são mais felizes
Quem diz isso é a escritora americana Pâmela Druckerman e que agora vive na França. Comenta, ela: “As crianças francesas são mais educadas que as americanas e inglesas, porque dormem à noite, respeitam os horários das refeições, comem bem e realmente têm disciplina obedecendo os limites. Os pais são calmos, pacientes e capazes de lidar com frustrações”. Segundo essa escritora essas crianças não têm problemas ao respeitar regras. No Brasil, cada vez mais, há falta de disciplina, regras e obediência nas famílias e consequentemente nas escolas. É isso que traz tantas frustrações, tantas infelicidades. A felicidade tem preço barato e deve ser bem pago.
Irmão matou irmãozinho
Perto de casa os pais fizeram um lago bem fundo com o intuito de criar peixes. Já no primeiro domingo, pouco antes do almoço, o irmão e seu irmãozinho foram sozinhos até o tanque. O maior querendo dar um susto no menor o empurrou e ele acabou caindo na água e afogou-se. O mais velho correu e foi para outro lugar e assim conseguiu seu álibi. A criança foi sepultada como se por si só tivesse caído na represa. O mais velho estudou muito e tornou-se algo bem importante, mas sempre o tormento da morte do irmão o acompanhava, mas com ajuda e muito esforço superou o grande problema. Todos têm a felicidade a seu alcance. É só querer e firme buscar.
Amor à vida
Pensei que poderia ser uma novela bonita e cheia de bons ensinamentos. Infelizmente, pelo menos até aí, nada tem de amor, nada tem de vida e nada tem de felicidade. É só crime, falsidade, traição e completa destruição da família e pleno cultivo da infelicidade. O povo passivo assiste isso tudo e a seguir em seu subconsciente vai remoendo todas essas podridões durante a noite toda e depois estranham donde pode nascer tanta barbaridade, tanta carência afetiva e tanta loucura. Quando vão aprender que o progresso sem dor só pode vir do amor bem cultivado pelos meios de comunicações sociais. Acorde Brasil, chega de tanto dormir.
Parabéns São Bento do Sul
Após a grande Schlachtfest passei, à noite, pelo centro da cidade e, ao contrário de anos anteriores, encontrei-a bem limpa. Espero que isso seja um progresso mental, pois da higiene mental nasce higiene material. Para que cresça a felicidade pessoal, com a queda significativa dos desmandos sociais, há necessidade de que cada qual, por si só, comece a fazer boas obras sem esperar um chamado geral das autoridades. Ser feliz é mais importante do que ser importante, mas para se chegar a esse ponto é preciso que cada um seja humilde e faça contínuas pequenas boas obras muitas vezes não vistas pelo publico como, lixo no lixo. Acordo Brasil, chega de tanto dormir.
Por que não sou feliz?
Porque sempre ponho a felicidade onde eu não estou e nunca a coloco onde eu estou. Só é feliz quem põe a felicidade onde ele está e ama o que tem e não o que não tem.