Dr. José Kormann (Histórias da História)
Historiador
Quando alguém olha o sucesso de outra pessoa, geralmente ele tem a impressão que tudo na vida desse indivíduo foi um simples mar de rosas e que nunca houve espinhos na vida desse ser. Nunca a realidade é essa. Vamos ver.
Desgraças
Mal e mal, em plena e violenta crise das exportações na qual a sociedade de São Bento se viu imersa, haviam iniciado a construção do Hipermercado Germânia, queimou totalmente o supermercado Germânia da Antônio Kaesemodel. Ficaram em pé apenas as paredes, isso pouco antes do Natal, dia 23 de dezembro de 2005. Perda de 100%. O seguro cobriu apenas 60%. As máquinas carregadeiras entraram naquilo que tinha sido um supermercado, para carregar os caminhões de lixo que levaram tudo para o descarte total e completo.
O superintendente do BRDE aconselhou a parar com o hiper, pois ele sabia da grande crise que se abateria sobre São Bento, como de fato se abateu. Mas é como César disse: "A gente nem sabe daonde arruma tanta força para continuar". E continuaram. O bom povo de São Bento fez com que os clientes da Antônio Kaesemodel fossem comprar no Germânia do Centro. Em sessenta dias reinauguraram o Germânia da Antônio Kaesemodel - e no dia 2 de julho de 2006 inauguraram o hipermercado, empregando - em plena crise - 150 pessoas.
Além de uma queima total, já passaram por quatro enchentes com muitas perdas, e quatro assaltos a mão armada e com isso perderam muito, mas não o ânimo.
Lições que ficam
1. Progredir sempre, mas principalmente nas crises.
2. Ter perseverança e jamais desanimar.
3. Estar sempre pronto para agir com inteligência e total consciência.
4. Respeitar seu nome e o de sua empresa.
5. Quem não valoriza o pouco não merece o muito.
6. Sempre unir: observação, coragem, prudência, vontade, sonho e imaginação; essa é força que move montanhas.
7. Humildade com muita paciência, que, enquanto espera, age.
8. Muito trabalho com seriedade.
9. Conhecimento na área.
10. Ter profunda gratidão por tudo a todos, mas principalmente a Deus.
César agradece
A Deus, ao Sesi - que foi sua verdadeira escola -, a todo povo do planalto norte catarinense e planalto do sudeste paranaense, a todos os 530 colaboradores, aos fornecedores, seus colegas sócios e a todos os fregueses dos supermercados Germânia.
Sempre há mais a conquistar
A vida não para. Ela caminha sem parar. Mas com ela não é só caminhar, mas caminhar mais rápido do que ela caminha. Foi o que César fez: com calma e prudência, caminhou mais depressa do que a vida andou. Trabalhou tirando madeira do mato. Trabalhou gratuitamente na prefeitura de Canelinha, só para aprender. Foi professor. Trabalhou no Sesi de dia, estudou à noite e finais de semana era taxista: a vida é um combate que os fracos abate, que os fortes, os bravos, só pode exaltar.