Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SBS-Obras de pavimentação sem atrasos no município

Quarta, 28 de fevereiro de 2024


Obras de pavimentação sem atrasos no município
 
Nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 mais cinco lotes com diversas ruas tiveram suas ordens de serviço assinadas e estão em pleno trabalho de pavimentação. Esta execução demanda alguns passos fundamentais para que os projetos sejam desenvolvidos com qualidade e dentro das normas técnicas previstas na legislação. Sendo assim, a Prefeitura Municipal definiu junto às três empreiteiras vencedoras dos lotes uma programação de trabalho.
 
O secretário de Planejamento, Bruno Seefeld, explica que as pavimentações em suma seguem o mesmo rito. “As empreiteiras iniciam pela topografia e, após este levantamento, realizam o trabalho de drenagem. Depois vem o trabalho de esgoto, nas que ainda não possuem, pois hoje todas as vias saem com essa infraestrutura completa. Então segue para a sub-base, meio fios, caixas coletoras, base e somente então o pavimento. Cada passo desses é cumprido por uma empresa diferente geralmente, o que demanda logística de máquinas e pessoas”, disse.
 
Licitação em lotes
 
Uma estratégia aplicada que gerou bons resultados em economia de recursos no pagamento destas ruas e diversidade de empresas participantes é realizar as licitações por lotes. “Isso deixou mais atrativa a participação e estão presentes mais empresas nas disputas, o que baixa o valor do projeto. Estas 27 ruas estão sendo executadas por três empresas distintas hoje, dentro dos prazos vigentes e com fiscalização ampla da Prefeitura”, explicou o secretário. 
 
Buscando viabilizar as execuções de obras neste formato mais vantajoso para o Município, acordou-se com as empreiteiras que após finalizada uma etapa de uma via, todo o aparato seria deslocado para ser feita a mesma etapa no local seguinte. “Isso tudo está organizado dentro de um cronograma financeiro, técnico e temporal, e não há no momento atraso”, afirma Bruno.
 
Investimentos
 
De 2021 até o final de 2024, serão, no mínimo, 168 ruas concluídas ou em processo de pavimentação, conforme observa a assessora de Gabinete, Suzana Teles. “Esse programa estará totalizando investimentos de cerca de R$125,7 milhões. Sendo que estão contemplados todos os bairros da cidade”, comentou. 
 
O prefeito Antonio Tomazini frisa ainda que a principal solicitação das pessoas é pela pavimentação. “Por isso pedimos a colaboração neste momento de execução dos trabalhos. Mesmo com tudo dentro dos prazos, podem ocorrer imprevistos, mas que serão sanados. Temos que lembrar que quando concluídas, serão benfeitorias que perdurarão muitos anos”, comenta o gestor municipal.
 
Confira as ruas:
 
Lote 1 (Empresa Paviplan):
19 de Novembro - 25 de Julho
André Pscheidt - 25 de Julho
Jornalista Raulino Preisler - 25 de Julho
Fernando Brand - Schramm
José Finke - Colonial
 
Lote 2 (Empresa Paviplan): 
 
Das Flores
Inácio Zaleski
Tapajós
Ervino Treml
João Dreschler
Rosa Furst
 
Lote 3 (Empresa CR Art. de Cimento):
 
Alois Robl
Arapongas
Daniel Latocheski
Jefferson M. dos Santos
Av José Grossl (trecho 2)
 
Lote 4 (Empresa CR Art. de Cimento):
 
Edgar Rank
Heinz Weber
Professor Antonio Chimelli
Francisco José Neumann
Leonardo Ossovski
 
Lote 5 (Empresa Kurchaki):
 
Eleotildes Baptista Fragoso
Pedro Pscheidt
Belém
Concílio de Oliveira
Jorge Schreiner
Travessa Maria Darcy Schultz
 
(Foto/divulgação): Trabalhos estão dentro do cronograma de execução.


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA