Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Residência criativa para mediadores de leitura em Santa Catarina abre inscrições

Quarta, 28 de fevereiro de 2024


Residência criativa para mediadores de leitura em Santa Catarina abre inscrições

Projeto reunirá 10 profissionais selecionados em uma formação imersiva e gratuita de três dias consecutivos na zona rural de Jaraguá do Sul 

 

Oportunidade para criar e trocar experiências, a Intralinhas – Residência Criativa para Mediadores de Leitura está com inscrições abertas. Esta é a primeira formação imersiva voltada a este público realizada em Santa Catarina. Entre 12 e 14 de abril, 10 pessoas selecionadas receberão mentorias para pesquisa e desenvolvimento no Espaço Rio Manso Chalés & Ecoturismo, na Estrada Rio Manso, zona rural de Jaraguá do Sul. A participação é gratuita. Inscrições até 5 de março em: https://bit.ly/intralinhas

 

"O projeto foi pensado visando a formação e prática de mediação de leitura que podem ser identificados nos leitores, escritores, bibliotecários, professores e contadores de histórias, mas que podem ser exercidas por um conjunto diversificado de agentes/atores: como, por exemplo, livreiros, jornalistas, psicólogos, juízes. Para nós, a prática da mediação de leitura é de enorme relevância na construção de identidades culturais de indivíduos e comunidades, mas que infelizmente ainda necessita de reconhecimento.", explica o coordenador da Intralinhas, Gelson Bini. 

 

Em meio à natureza, cercada por cachoeiras, árvores e animais, a Intralinhas pretende capacitar e transformar o olhar dos mediadores para que eles sejam capazes de interagir com a diversidade de gêneros, estilos e temas da literatura nacional e universal de novas maneiras. Nos três dias, os selecionados receberão mentoria com quatro especialistas: a atriz e contadora de histórias Leticia Liesenfeld, o mediador de leituras Gelson Bini, o jornalista de literatura e mediador de debates literários Rodrigo Casarin e o escritor Carlos Henrique Schroeder. 

 

O objetivo é promover o deslocamento do mediador para um espaço de concentração, pesquisa e criação que possibilite a troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com outros mediadores (e com a intervenção de mentores), contribuindo para a transformação e entendimento do seu próprio trabalho. 

 

Transformar o olhar

 

De acordo com Bini, a mediação de leitura é uma prática que estimula o interesse, o prazer e a compreensão dos textos literários, ampliando o repertório cultural e o senso crítico dos leitores. "A residência oferecerá ferramentas teóricas e práticas para que os participantes possam planejar, conduzir e avaliar sessões de leitura compartilhada com diferentes públicos e contextos. Isso trará impacto direto na ponta, na base, para o público futuro dos mediadores contemplados pelo projeto", explica. 

 

A Intralinhas – Residência Criativa para Mediadores de Leitura é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

 

Serviço

Intralinhas – Residência Criativa para Mediadores de Leitura

Quando: De 12 a 14 de abril.

Local: Espaço Rio Manso Chalés & Ecoturismo (Estrada Ribeirão Manso, S/N - Zona Rural, Jaraguá do Sul). 

Inscrições: Até 5 de março

Resultado e convocação: 6 de março.

Inscrições gratuita: https://bit.ly/intralinhas



Os mentores

 

  • Leticia Liesenfeld (São Paulo/SP) é atriz e contadora de histórias. Mestra em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC) e Bacharela em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS). Atua desde 1997 em produções de Teatro e Dança e, desde 2003, como contadora de histórias e mediadora de leitura no Brasil, em Portugal e Alemanha. Professora e coordenadora na Pós-Graduação em Narração Artística no Plo A Casa Tombada, Faculdade de Conchas (FACON). Pesquisa sobre a retórica do corpo na narração oral e sobre o íntimo na comunicação. 

  • Rodrigo Casarin (São Paulo/SP) é jornalista de literatura, colunista do UOL e um dos melhores mediadores de debates literários do país. É autor de “A biblioteca no fim do túnel: um leitor em seu tempo”, que reúne crônicas sobre livros. 

  • Gelson Bini (Jaraguá do Sul/SC) é mediador de leituras há vinte anos e já levou seu Guia de Leitura para 22 estados brasileiros, através do Departamento Nacional do Sesc. Em 2020/2021 o projeto Guia de Leitura foi certificado pelo selo O Brasil que Lê, da Cátedra Unesco/Itaú Cultural. 

  • Carlos Henrique Schroeder (Jaraguá do Sul/SC) escreveu os livros “As certezas e as palavras” (Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional), “As fantasias eletivas” (indicado nos vestibulares UFSC/UDESC/ACAFE e prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras), “História da Chuva” (Bolsa Petrobras Cultural) e “Aranhas” (prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Schroeder já falou sobre seus livros na França (Sorbonne), México (FIL Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA