Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SINDUSCON Joinville abre inscrições para curso profissionalizante gratuito

Quarta, 31 de janeiro de 2024

 

Clique para ampliar

Interessados em começar a carreira na construção civil podem participar da formação de Ajudante; aulas começam no dia 5 de fevereiro

 

O SINDUSCON Joinville abriu inscrições para o curso gratuito de Ajudante da Construção Civil. A formação de novos profissionais faz parte do projeto Profissão Construir, lançado em 2023 com o objetivo de acabar com o apagão de mão de obra no setor.

Quem quiser começar a carreira na indústria da construção civil pode se inscrever pelo site https://profissaoconstruir.org.br/curso-ajudante-da-construcao-civil-48h/ ou na Casa Sul (rua Júlia Teixeira Delmônego, 120, bairro João Costa). Nesta quarta-feira (31/01) haverá uma aula inaugural para esclarecer as dúvidas dos interessados. O encontro será às 9 horas na Casa Sul.

As inscrições para o curso de Ajudante vão até dia 01/02 (quinta-feira). As aulas regulares começam no dia 05/02 e se estendem até 22/02, de segunda à sexta-feira, na Casa Sul, no bairro João Costa. O curso é 100% gratuito e os alunos recebem vale-transporte e lanche. Ao final da formação, os profissionais são encaminhados ao mercado de trabalho.

Podem participar do curso adolescentes a partir de 16 anos, jovens e adultos. O treinamento é presencial e focado em atividades práticas. Nesta edição foram abertas duas turmas com 25 vagas cada uma. No período da manhã, as aulas ocorrem das 8h às 12h. À tarde, das 13h30 às 17h30.

De acordo com o presidente do SINDUSCON Joinville, Carlos Lopes, duas turmas de Ajudante da Construção Civil já se formaram em 2023 com excelente aproveitamento. “A função de ajudante é a porta de entrada para quem busca uma colocação na nossa indústria. No curso, o aluno aprende tudo o que precisa para exercer a profissão. Do total de inscritos nas primeiras turmas, 80% concluíram o curso e, desses, 60% conseguiram emprego após a formação”, comemora.

Em fevereiro, o projeto Profissão Construir oferecerá novos cursos: eletricista, pedreiro de alvenaria, bloqueiro, pintor e instalador hidráulico. Os detalhes serão divulgados em breve.

Formação e plano de carreira

A formação profissional é um dos pilares do Profissão Construir. Carlos Lopes diz que, além de capacitar trabalhadores, o objetivo é mostrar o potencial da construção civil na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida.

“Ao contrário do que muita gente imagina, somos uma indústria que remunera bem, está atenta às questões de segurança no canteiro de obra, investe em equipamentos e materiais inovadores e oferece excelentes oportunidades de crescimento na carreira”, comenta o presidente do SINDUSCON Joinville.

Desfazer o estigma de que o setor só tem atividades pesadas e sujas é outro objetivo do projeto capitaneado pelo SINDUSCON Joinville. “Somos vistos como uma indústria insegura, com processos ultrapassados, ambientes de trabalho insalubres e profissionais mal remunerados. A verdade é que oferecemos as mesmas condições que as outras indústrias, talvez até melhores”, afirma Carlos Lopes.

Entusiasta do Profissão Construir, o presidente do SINDUSCON Joinville explica que o projeto não quer apenas reverter o preconceito sobre as condições de trabalho na construção civil. Os objetivos incluem a divulgação do potencial de renda e crescimento no setor, a capacitação, a qualificação profissional e a atração de novos talentos.

Para isso, o projeto faz o ciclo completo: formação profissional, divulgação das oportunidades de emprego no setor e encaminhamento de currículos para os processos de recrutamento e seleção nas empresas.

O Profissão Construir é uma iniciativa do SINDUSCON Joinville junto com FIESC, SENAI e SEBRAE, em parceria com SECONCI e Prefeitura Municipal de Joinville. A iniciativa conta com o apoio das empresas KRONA Tubos e Conexões, CDA Metais, EZA Administração de Bens, ROCK Investimentos, TINTOMAX Tintas e VERSÁTIL Andaimes e Escoramentos.

 

SERVIÇO

  • O quê: curso de Ajudante da Construção Civil
  • Quando: 05/02 a 22/02, de segunda a sexta-feira. Turmas de manhã (8h às 12h) e à tarde (13h30 às 17h30). Aula inaugural dia 31/01, às 9h.
  • Como: presencial
  • Onde: Casa Sul - Rua Júlia Teixeira Delmônego, 120 – bairro João Costa
  • Quanto: gratuito. O participante também recebe lanche e vale-transporte.
  • Quem pode participar: adolescentes a partir de 16 anos, jovens e adultos em busca de qualificação e emprego.
  • Inscrições abertas pelo site https://profissaoconstruir.org.br/curso-ajudante-da-construcao-civil-48h/ ou, a partir do dia 25/01, na Casa Sul.
  • Mais informações no SINDUSCON Joinville pelo WhatsApp (47) 3461-3345.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA