Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Revitalização do Museu Dr. Felippe Maria Wolf em fase final

Quarta, 31 de janeiro de 2024

Clique para ampliar

 

O Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolf está passando por uma revitalização, num investimento de R$ 276.929,89, por parte da Prefeitura e contribuição do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). As mudanças, tanto internas quanto externas, garantem mais segurança para os visitantes e obras em exposição.

 

A revitalização melhorou a estrutura do casarão, que estava danificada devido à umidade. “A obra era para ter terminado em meados de abril de 2023, mas infelizmente, como se trata de uma construção antiga, quando foi mexer encontrou uma viga importante para a estrutura, bem comprometida. Para arrumá-las tivemos que buscar aditivos de contrato, pedir nova autorização para a Fundação Catarinense de Cultura, receber a orientação e autorização para mexer na viga, que até então não estava no projeto e também tivemos que esperar a parte afetada pela água secar totalmente para não causar novos danos”, comenta a diretora-presidente da Fundação Cultural, Barbara Silva. 

 

Além da estrutura, a obra contemplou reparos no telhado, calhas, vigas internas, esquadrias, infiltrações e outras melhorias, pois o imóvel é tombado, e os serviços devem ser feitos com maior cuidado. Esses reparos já estão feitos, agora, para finalizar a revitalização falta só a pintura externa e interna. A pintura será feita com um material específico para imóveis mais antigos, como o caso do casarão. 

 

“Buscando estudos mais específicos sobre conservação de patrimônio histórico, percebemos que hoje há necessidade de uma tinta diferente, uma tinta mineral, específica para esse tipo de imóvel e agora estamos finalizando a documentação da pintura do Museu”, explica Barbara. 

 

Acervo

 

As peças do Museu Municipal serão reorganizadas. A diretora-presidente da Fundação Cultural ainda comenta que o acervo vai ser reorganizado. “Agora temos um plano museológico para trabalhar. Quando o Museu reabrir, pela primeira vez ele estará nos conformes de tudo que um Museu precisa ter. Isso abrange a parte de cuidado com a peças, organização das peças e atendimento.”



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA