Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Jaraguá do Sul ganha loja da Localiza Seminovos construída com blocos de plástico reciclado da Fupla

Quarta, 31 de janeiro de 2024

Junto com mais quatro, novas unidades da marca representam cerca de 20 toneladas de resíduos retirados da natureza

São Paulo, janeiro de 2024 - A Localiza Seminovos anuncia a expansão do projeto de lojas construídas com tecnologia disruptiva que utiliza blocos feitos de plástico sustentável, inaugurando mais cinco unidades: Santarém (PA), Cabo Frio (RJ), Barreiras (BA), Jaraguá do Sul (SC) e Chapecó (SC). As novas lojas sustentáveis têm 40m², exceto a instalada em Chapecó, que conta com 320m², sendo a maior da marca a utilizar esse sistema construtivo. Juntas, representam cerca de 20 toneladas de plásticos reciclados e que deram origem a blocos para construção.

O sistema sustentável utiliza tecnologia exclusiva e pioneira desenvolvida pela empresa Fuplastic - indústria 100% brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção civil. O método de construção modular consiste na aplicação de blocos feitos com polipropileno reciclado, um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas, e que são encaixados uns aos outros, como peças de um brinquedo de montar.

Por conta disso, a construção não gera resíduos e ressignifica o plástico ao dar uma nova utilidade ao produto, evitando que seja descartado de forma incorreta. “Inauguramos as duas primeiras lojas em julho, em São Paulo e em Belo Horizonte. Com o êxito dessas unidades, expandimos a iniciativa para outras cidades, integrando nossa estratégia de ESG transversal para todos os negócios e dimensões da Companhia”, explica Daniel Linhares, diretor de Gente da Localiza&Co.

“O plástico é uma grande solução da engenharia quando usado corretamente, evitando o descarte desnecessário no meio ambiente. E esse projeto ajuda a dar uma nova vida ao material de uma forma inovadora”, diz Bruno Frederico, CEO da Fuplastic. Ele explica que os blocos são feitos a partir da reciclagem de embalagens, brinquedos, peças de automóveis e utensílios como copos e cadeiras, entre outros resíduos de polipropileno, dispensando assim, o uso de materiais mais poluentes - como tinta, gesso e cimento.

“Economia circular é um caminho sem volta. A nova forma de construir oferece versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis na construção civil”, completa Frederico.

Nesse tipo de construção, é possível reduzir em 90% o consumo de aço, evitar desperdícios - já que as perdas materiais na construção civil podem chegar a 8% do total e as perdas financeiras podem corroer até 30% do capital investido - e ainda diminuir em 70% o tempo de implantação da loja por ser um método construtivo industrial, com módulos padronizados que são previamente planejados, fabricados e montados.

Além de ser leve, resistente, modular, reciclado, reciclável e moderno, o bloco também é um material com eficiência acústica e térmica, demandando menor uso de energia elétrica. Por fim, esse tipo de construção emite 90% menos CO2 do que uma construção similar em alvenaria, contribuindo para a estratégia ESG da Localiza de avançar para uma economia de baixo carbono, utilizando recursos de maneira eficiente.

“Um dos desafios da área de engenharia da Localiza&Co é apoiar a estratégia ESG da Companhia e, para isso, mantemos um grupo de estudo focado em encontrar soluções que sejam mais sustentáveis, economicamente viáveis e escaláveis. Essa tecnologia de construção entrega esses requisitos e tem potencial para ser um formato replicável em todo o Brasil”, finaliza Marcos Botega, diretor de expansão e administração de filiais.

 

Sobre a Fuplastic - Indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, a Fuplastic é 100% sustentável e recicla e ressignifica plástico em produtos de qualidade e relevância. Fundada em 2016, a companhia oferece uma nova forma de construir com versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis. Marcas como Chilli Beans, Claro, DHL, Enel, Havaianas, Localiza, MCDonald´s, Oakberry, Swift e Vivo aderiram às estruturas com blocos modulares ou caixa de passagem. Inovação e adequação dos projetos, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes, foram levadas para todo Brasil e já chegaram a 14 países da América do Sul, América Central e Europa. www.fuplastic.com.br

Sobre a Localiza&Co - Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo. 

Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 6 países da América do Sul, além da forte presença digital.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA