É o Bicho! (A coluna dedicada aos animais de estimação)
Uma moradora da rua Honório Roesler, no bairro Oxford, teve um susto na manhã do dia 22 de fevereiro ao se deparar, em frente à sua residência, com um cão dentro de uma sacola. O mesmo já estava morto e não sabemos se lá foi colocado ainda com vida. É triste perceber que alguns "seres humanos" não se compadecem pela vida de seus animais, descartando-os, literalmente, como lixo, como algo substituível e sem importância. Não se dão nem ao trabalho de cavar um buraco e providenciar um enterro decente. Infelizmente essa é a nossa realidade e há muito por ser feito para que pessoas que fazem esse tipo de coisa mudem seu jeito de tratar nossos amigos de estimação!
Declaração infeliz
O prefeito de Rio Negrinho, em entrevista concedida a um jornal impresso de São Bento, afirmou que não tem interesse de gastar verbas com a castração de animais no município que governa e que, segundo ele, o problema não é tão grave e a solução depende apenas da consciência das pessoas que os abandonam.
Obviamente que não poderíamos deixar passar em branco tais declarações e entendemos que o senhor deve conversar mais com a equipe da Vigilância Sanitária do município e se colocar a par do que realmente acontece na cidade que governa.
Quase toda semana recebemos chamados da cidade vizinha de Rio Negrinho pedindo auxílio na solução dos problemas lá existentes - que não são poucos. Inclusive a Vigilância Sanitária de seu município repassa nossos telefones particulares para que resolvamos os problemas que lá aparecem no que diz respeito ao trato com os animais.
Um apelo a todos!
Logo teremos eleições municipais e cabe ao povo analisar e eleger pessoas mais sensíveis ao sofrimento daqueles que não têm vez e voz em nossa sociedade. Mostrar aos políticos que o bem estar animal também importa e finalmente dar um basta ao empurra-empurra da municipalidade na questão dos animais.
Atendimentos a animais em São Bento do Sul
Segundo Czeslaw Kosciarz, responsável pelo setor de Fiscalização da Vigilância Sanitária de São Bento do Sul, a previsão é que na segunda quinzena de março volte a valer a parceria entre Vigilância e uma clínica veterinária para atendimento de animais abandonados, vítimas de acidentes e ou doentes e que não possuam tutor e ainda a castração de animais de rua.
Ficamos na expectativa de que realmente esse prazo se confirme, pois desde o dia 1º de janeiro até hoje nenhum atendimento foi feito via convênio, devido a essa "janela" no contrato com outra clínica, que se encerrou no dia 31 de dezembro. Esperamos que no ano que vem tal período sem atendimentos não mais exista e que tenhamos esse serviço em todo o ano.
Precisamos da sua ajuda!
Deposite qualquer valor no Banco do Brasil, Ag. 0674-2, CC. 40658-9, adquira um adesivo ou camiseta da APA nos tradicionais postos de venda ou junte-se a nós nos trabalhos de proteção aos animais. Mande um e-mail para associados.apasbs@hotmail.com Aguardamos seu contato! Contamos com sua colaboração.
Pensamento da semana:
"O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora" (Demócrito)
Forte abraço de toda a equipe e até a próxima edição.