É o Bicho! (A coluna dedicada aos animais de estimação)
1. Cada cão ou gato não comprado de uma pet shop ou de um criador de fundo de quintal melhora o problema da superpopulação de animais de estimação criado por irresponsabilidade e ganância.
2. Adotar um cão ou gato de um abrigo pode liberar espaço para animais mais velhos ou que tenham necessidades especiais e que podem não encontrar novas famílias antes do final de suas vidas.
3. Há muitos animais para escolher na maioria dos abrigos, de todas as idades, tamanhos, cor da pelagem e mistura de raças. E você também encontra animais de raça pura nos abrigos.
4. Comparada ao custo de comprar um animal de estimação, a adoção de um animal é relativamente barata. E se você adotar um animal um pouco mais velho há boas chances de que ele já esteja castrado e vacinado.
5. Ao adotar um animal mais velho, você pula o estágio, muitas vezes frustrante e que consome muito tempo, do desenvolvimento dos filhotes de cães ou de gatos.
6. A adoção de um animal adulto também elimina o jogo de adivinhação sobre como seu animal vai ser no futuro – de que tamanho ele vai ficar, a espessura e cor da pelagem e seu temperamento básico, por exemplo.
7. Dependendo do seu histórico, um animal mais velho já pode estar treinado a fazer suas necessidades fora de casa e no lugar certo e também já pode conhecer comandos básicos de obediência, como sentar, ficar e deitar.
8. A maioria dos abrigos e instituições de proteção avalia cada novo animal recebido para determinar coisas como temperamento, se o animal tem qualquer aversão a outros animais ou pessoas, se é treinado a fazer as necessidades no lugar certo, se é obediente, etc. Assim, quando você adota um animal destas organizações, você já tem uma boa idéia do que esperar de seu novo cachorro ou gato quando você o levar para casa.
9. Muitos abrigos e instituições de proteção oferecem ajuda ao novo tutor através de materiais sobre treinamento, problemas comuns de comportamento, nutrição, aparência e cuidados gerais.
10. Se você tiver filhos e especialmente se o novo animal será de uma criança, adotar de um abrigo pode abrir os olhos de uma pessoa jovem para a péssima situação dos animais abandonados. Isto também poderá ensinar a ela sobre compaixão e responsabilidade, bem como mostrar como é maravilhoso oferecer um lar para um animal que, de outra forma, poderia viver toda sua vida em uma gaiola, ou sofrer eutanásia.
11. Um animal mais velho adotado pode ser a companhia perfeita para uma pessoa mais velha. Animais de meia idade ou velhos exigem menos esforço físico e atenção do que animais mais jovens.
12. Um animal adotado pode enriquecer sua vida. O amor incondicional e a lealdade de um cachorro ou gato podem acabar com a depressão, suavizar a solidão, baixar a pressão e dar a você uma razão para levantar de manhã. Um gatinho dormindo em seus braços proporciona calor e conforto. Um cachorro que adora caminhar ou correr pode ser o incentivo que você precisa para começar a se exercitar regularmente. Há inúmeros benefícios em ter um animal de estimação e quando você descobre que salvou seu companheiro peludo de um destino desagradável, a ligação entre vocês será muito mais significativa. (Fonte: Mercola.com)
Fale conosco pelo e-mail apasbs@hotmail.com e acesse: www.apasb.blogspot.com.
Pensamento da semana:
“Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar.O que importa é que são capazes de sofrer”
(Jeremy Bentham)
Até a próxima edição da coluna É o Bicho!