Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Campanha de reciclagem de material didático arrecada cerca de 90 mil livros

Terça, 20 de fevereiro de 2024

Clique para ampliar

Colégio Positivo - Joinville recolhe e recicla materiais didáticos sem uso. Projeto é aberto a toda população de Joinville

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel que acompanharam a rotina escolar de milhares de estudantes ao longo do ano agora têm um destino adequado: o Programa de Logística Reversa de Livro Didático. Realizado pelo Colégio Positivo - Joinville, esse projeto tem como objetivo reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. A ação proporciona à comunidade a oportunidade de descartar de maneira correta e sustentável os materiais didáticos sem uso, transformando-os em novos produtos e contribuindo para iniciativas socioambientais.

Criado em 2018, o programa da rede Positivo já arrecadou mais de 68 toneladas de materiais, sendo aproximadamente 26 toneladas somente em 2023. Essa quantidade equivale a cerca de 90 mil livros. A campanha é permanente - com o período de maior coleta entre novembro e março - e conta com caixas coletoras nas duas unidades do Colégio Positivo - Joinville, além do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis. A ação também estende-se a outras unidades da rede Positivo nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná.

Segundo Anna Caroline de Souza, responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dos colégios do Grupo Positivo, ao envolver a comunidade no projeto, é possível demonstrar na prática a importância da valorização ambiental. “Com isso, formamos cidadãos conscientes, capazes de reconhecer boas ações socioambientais e compreender o valor de ajudar o próximo”, avalia.

O material arrecadado é vendido para empresas de reciclagem, e toda a receita obtida é destinada aos projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores, em comunidades locais por eles escolhidas. O Instituto Positivo é responsável por gerenciar o valor obtido, além de orientar e acompanhar o andamento dos projetos. A campanha já beneficiou o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Cazetta, em Curitiba (PR), com melhorias em suas instalações. Este ano, o valor arrecadado será utilizado em um projeto de benfeitoria em Ponta Grossa (PR), ainda em desenvolvimento.

A ideia surgiu a partir de uma aluna, que na época tinha 9 anos. Ela questionou a destinação dos materiais didáticos, e a busca pela solução mais sustentável deu origem ao Programa de Logística Reversa de Livro Didático do Colégio Positivo. “Esta iniciativa inovadora e sustentável promove a educação ambiental, responsabilidade e transformação social. Por meio da reciclagem de materiais didáticos, o projeto beneficia o meio ambiente, as comunidades locais e contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável”, finaliza Anna.



Sobre o Colégio Positivo - Joinville

O Colégio Positivo chegou a Joinville em 2016 e, desde então, possui duas unidades no município: o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr., que combinam tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. O Colégio Positivo tem, em Joinville, turmas de Educação Infantil (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Regular e Bilíngue), Ensino Fundamental – Anos Finais (Regular e Bilíngue), e Ensino Médio (Regular e Integral). Além disso, os alunos têm à disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA