Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Duas Rodas de Jaraguá do Sul adquire empresa alemã e expande atuação no mercado

Domingo, 21 de janeiro de 2024

 

Com a aquisição da Tropextrakt, a Duas Rodas, líder latino-americana em aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria alimentícia, passa a ter um centro de inovação e desenvolvimento tecnológico em um dos maiores mercados do mundo

Clique para ampliar
Jaraguá do Sul, janeiro de 2024 –
 A Duas Rodas, multinacional brasileira produtora de aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, acaba de adquirir 100% da Tropextrakt GmbH, uma empresa sediada em Frankfurt, na Alemanha. A transação é parte de um novo ciclo de crescimento da Duas Rodas, companhia que está prestes a completar 100 anos de existência, com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, unidades de produção em quatro países, escritórios nos Estados Unidos e China e mais de 10.000 clientes espalhados pelo mundo somando um faturamento de 1,6 bilhão de reais em 2023.  “Somos uma empresa baseada em excelência e inovação constante”, diz Leonardo Fausto Zipf, Presidente do Grupo Duas Rodas. “Com a aquisição da Tropextrakt, vamos criar um centro de negócios, pesquisa e inovação para o mercado europeu”.

A Tropextrakt importa e distribui extratos botânicos e toda variedade de insumos naturais de frutas tropicais, como purês e sucos concentrados, para cerca de 1.000 clientes. Além do fornecimento de itens fundamentais à fabricação de alimentos e bebidas, a Tropextrakt opera um laboratório para testes de aplicação dos ingredientes no produto final. Com a aquisição por parte da Duas Rodas, esse laboratório será transformado em um centro de inovação e tecnologia, que ampliará a pesquisa e o desenvolvimento de produtos voltados à indústria de suplementos e alimentos funcionais. O mercado de alimentos ligados à saudabilidade é uma das principais avenidas de crescimento da Duas Rodas no mercado europeu. Em 2022, o mercado de bebidas funcionais, alimentos funcionais e suplementos movimentou globalmente 380 bilhões de dólares e deve crescer 6,5% ao ano até 2030, segundo o relatório Nutraceutical Growth Opportunities in Emerging Markets, da Consultoria Frost & Sullivan. 

“O mercado europeu de extratos botânicos e outros ingredientes para a produção de nutracêuticos é um dos mais sofisticados do mundo”, afirma Rosemeri Francener, diretora de negócios internacionais da Duas Rodas. “A partir de agora, estaremos mais próximos dos clientes locais para desenvolver em parceria produtos cada vez mais inovadores, saudáveis e sustentáveis.”

A Tropextrakt é a quinta aquisição da Duas Rodas e a quarta realizada fora do Brasil. A empresa catarinense tem, atualmente, unidades de negócios nos Estados Unidos, Chile, Colômbia, México e China e exporta para mais de 40 países. A Duas Rodas oferece aos fabricantes de alimentos e bebidas mais de 3.000 itens voltados à formulação de diversos gêneros alimentícios.

A aquisição da Tropextrakt será fundamental para que a Duas Rodas continue a ampliar suas exportações. O mercado internacional representa, em média, 18% das receitas totais da empresa e deve chegar a 25% nos próximos 4 anos sem novas aquisições, ou a 45%, com novas compras.

Resultado Sólido e Inovação Constante

Nos últimos cinco anos, a Duas Rodas registrou um crescimento anual médio de 16% no faturamento consolidado e alta performance em seus resultados. 

A Duas Rodas, que teve desde sua fundação a inovação como principal motor de crescimento, investe cerca de 5% de seu faturamento anual em transformação digital, tecnologia e diversas iniciativas que promovem renovação constante e garantem o pioneirismo da empresa. Em 2023, seu capex em tecnologia foi de 23 milhões de reais. O resultado é uma empresa moderna e altamente tecnológica, com crescimento consistente e um processo produtivo cada vez mais eficiente. Em 2022, cerca de 23% das receitas da empresa foram originadas por novos produtos.

“A inovação é um importante motor de competitividade e expansão dos negócios da nossa empresa. Utilizamos inteligência de mercado e uma estrutura de inovação colaborativa, com envolvimento de clientes, consumidores, técnicos especializados e parcerias com universidades brasileiras e internacionais para identificar necessidades de consumo e antecipar tendências do mercado”, afirma Zipf. “Tudo isso nos mantém competitivos globalmente."

SOBRE A DUAS RODAS

A Duas Rodas, fundada em 1925, em Jaraguá do Sul (SC) pelo casal alemão Hildegard e Rudolph Hufenüssler, é uma das maiores fabricantes de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Líder em vários segmentos no Brasil e América Latina, está presente com seus sabores, texturas e cores na maior parte dos alimentos consumidos pela população brasileira. Com sede em Santa Catarina, tem seis fábricas, sendo três no Brasil e três em outros países da América Latina (México, Chile e Colômbia), seis centros de P&D, além de escritórios comerciais nos Estados Unidos e China. Emprega cerca de 1.700 pessoas e produz mais de três mil itens divididos em três mercados: Flavors (aromas, extratos botânicos, condimentos e aditivos, além de soluções integradas), Food Service (onde atua com as marcas Selecta, Specialitá e Mix na fabricação de ingredientes para sorvetes, chocolates e confeitaria) e Animal Nutrition (ingredientes para nutrição animal, com a marca Statera). A empresa conta com um time de mais de 200 profissionais, entre engenheiros e técnicos altamente especializados, que desenvolvem soluções proprietárias tanto para o processo produtivo quanto para a criação de novos produtos, muitas vezes em parceria com clientes. Entre as principais tecnologias usadas para inovação estão a inteligência artificial e big data – ambas como ferramentas para melhorar eficiência e para monitorar o comportamento dos consumidores.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA