Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Família, o começo de tudo... e também o objetivo Já refletimos sobre saúde da mente, sobre agradece

Terça, 15 de setembro de 2015

 

Já refletimos sobre saúde da mente, sobre agradecer, acreditar, felicidade e valores. E a conversa de hoje é exatamente onde tudo isso nasce. Embora tragamos conosco a bagagem para essa existência, existe o berço onde todos os valores nos são ensinados e transmitidos: a família. E a família é imprescindível para a nossa saúde física e mental, como veremos a seguir.

É no seio familiar que iniciamos nosso contato com esse mundo. É ali, no afago do lar, que começamos todo aprendizado necessário para seguirmos em frente.

É a família, e enfatizo aqui os pais, que serve de âncora para nossos hábitos. Sim, vocês pais são os responsáveis pelos hábitos de seus filhos. E mais que isso, vocês são o exemplo que servirá de base para seus filhos seguirem em frente (seja esse o  exemplo a  ser seguido ou a ser evitado). É importante aos pais que, mais que ensinar, mostrem aos seus filhos as “coisas certas” a serem feitas. E nesse interim se inclui a boa alimentação e hábitos de vida saudáveis. Não ache, caro leitor, que a criança assimilará da mesma forma uma orientação para comer bem daqueles pais que não o fazem. Ou que o pequeno entenderá que é importante fazer exercício, tendo um exemplo sedentário e com sobrepeso em casa. Portanto, seja o exemplo que você quer para seus filhos. E quem sabe, refletindo isso, você comece a cuidar um pouco mais de você (ainda dá tempo).

É na família também, onde iniciamos a prática das nossas virtudes. Amor, carinho, amizade, companheirismo, paciência, perdão. Essas e outras situações são (e devem!) ser iniciadas em casa. É ali, dentro da nossa família que devemos ser o melhor possíveis  como pessoas. Infelizmente, o que se vê muito nos dias atuais são pessoas que “socialmente” aparentam ser carinhosas, educadas, mas que em casa vivem em guerra com aqueles que deveriam ser seus melhores amigos. Vivem por aparência.

Se você passar por uma guerra no trabalho, mas tiver paz quando chegar em casa, será um ser humano feliz. Mas, se você tiver alegria fora de casa e viver uma guerra na sua família, a infelicidade será sua amiga.” - Augusto Cury

Existem sim, aqueles que, por motivos diversos, tem suas diferenças com seus familiares. Mas isso serve para que, mais uma vez, pratiquemos tudo aquilo que aprendemos. Ninguém está na sua família por acaso. E claro, estamos aqui para evoluir, e é exatamente no seio familiar que essa reforma íntima deve começar.

Está com problemas com seu familiar? Converse, discuta, escute, resolva.

Sentiu-se magoado? Externe educadamente a situação. Perdoe.

Dê seu tempo para sua família. A família é muito mais importante que seu trabalho. Se não der para conciliar os dois objetivos (ambos com qualidade), a família deve estar em primeiro lugar. Não estou dizendo aqui para você parar de trabalhar, mas o faça sem comprometer a integridade familiar. “Curta” seus filhos, namore sua esposa, seja mais presente... viva melhor! E não esqueça que sua família precisa mais de você do que do seu dinheiro.

Quando me refiro à família, inclui-se aqui os nossos amigos, aquele familiares que escolhemos ter (por simpatia, afinidade e admiração). E os cuidados com os amigos devem ser os mesmos que temos com nossos familiares.

Faça com que sua família seja realmente seu “porto seguro”. E isso independe do tamanho dela. Sejam seus pais, cônjuges, filhos, respeite sua família e faça por merecer o carinho que só a família pode lhe dar.

“Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família”. - Benjamin Franklin

“O amor da família e a admiração dos amigos é muito mais importante que a riqueza e os privilégios”. – Charles Kuralt

Agradeça pela família que tem. Aprenda com ela. E demonstre sempre o sentimento de amor e carinho. Seja feliz em família. E faça sua família feliz.

Grande abraço à você amigo leitor, e à sua família querida.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA