Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Prevenção é a solução!

Quinta, 05 de novembro de 2015

 

Estamos terminando o mês de outubro, mês do Outubro Rosa, no qual a população se mobiliza em torno da prevenção e orientação em relação ao Câncer de Mama.

Mas, além do Câncer de Mama, há outra situação, exclusiva das mulheres, que é de extrema importância, e deve ser levada muito a sério, pois pode salvar a vida da mulher. E você, homem, também deve estar ciente dessa situação, pois pode ajudar sua mãe, esposa ou filha a salvar suas vidas também.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do câncer colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O número de novos casos em 2014, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) foi de aproximadamente 16.000 novos casos. E esse número certamente é muito menor do que o real (estima-se que na realidade haja o dobro de casos), devido à desinformação da população com consequente não prevenção e diagnóstico adequados.

É uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas na sua fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal temporário ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.

Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se evitar o tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

O Câncer de Colo de Útero tem uma chance de cura, se detectada em sua fase inicial, de 100%. Mas para isso, é necessário que seja realizado o exame para detecção precoce da doença, que é feito através do Exame Preventivo ( Papanicolaou).

O “Preventivo” é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em Postos ou Unidades de Saúde que tenham profissionais capacitados para tal. A realização anual do preventivo permite reduzir a mortalidade da doença. Esse exame é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no  dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve fazer o exame, até os 65 anos de idade. Após o exame, a mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico, caso seja necessário.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada.

O Ministério da Saúde implementou, em 2014, no calendário vacinal, a vacina contra HPV em meninas de 9 a 13 anos. Esse vírus, transmitido por via sexual, é responsável por 70% dos casos de Câncer de Colo de Útero. Por isso, é de suma importância que as meninas dessa faixa etária vacinem-se, para que possam estar protegidas e diminuir a chance de contrair o vírus, consequentemente diminuindo a chance de adquirir o Câncer de Colo de Útero.

“Prevenir é um ato de amor... com você, com seu corpo e com todos que te amam” – Priscilla Rodighiero

Portanto mulheres, prevenir é realmente a solução. Faça o seu preventivo regularmente, mantendo assim sua qualidade de vida e ficando segura em relação ao Câncer de Colo de Útero.

Grande abraço à todos, e ótima semana! Previna-se!



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA