Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vem chegando o verão...

Quarta, 16 de dezembro de 2015

Após um ano de muito trabalho, há uma contagem regressiva para as férias, e para a melhor estação do ano: o verão!

Sol (assim esperamos!), descanso, festas, todos esperam ansiosos pela temporada.

Mas nessa época de calor e altas temperaturas, é importante que tenhamos alguns cuidados especiais, para que o verão seja aproveitado com saúde.

O primeiro aspecto que devemos levar em consideração é em relação a hidratação.Sempre importante para nossa saúde, ela deve ter atenção especial nessa época do ano. No verão a tendência é que as pessoas suem mais, aumentando o risco de desidratação. Por isso, beber bastante água é fundamental para manter-se saudável nessa época do ano. A água, além de hidratar, nos traz outros benefícios, como auxilio no emagrecimento (promove a saciedade, trazendo a impressão de “estômago cheio”); melhora o funcionamento do intestino e a qualidade da pele; ajuda no transporte e absorção de nutrientes (por exemplo, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B), melhora o funcionamento dos rins (prevenindo o aparecimento de infecções e cálculos renais).

Outro cuidado importante é em relação a exposição ao sol. Tomar sol é muito gostoso. E estudos mostram que tomar sol melhora a imunidade e ajuda a prevenir doenças, em grande parte devido a produção de vitamina D. No entanto, o excesso de sol tem efeitos deletérios e graves para nossa saúde. Entre os efeitos nocivos do sol, podemos destacar as queimaduras na pele, o envelhecimento precoce, acne, alergias, melasmas (manchas na pele), câncer de pele, entre outros. Como medida de prevenção, orienta-se evitar os horários com maior incidência do sol, que é das 10h as 16h, e sempre usar protetor solar. Recomendamos (como já mencionado em coluna anterior) o uso de protetores solares adequados para sua pele (fator de proteção no mínimo 30, e reaplicá-lo a cada 2 horas)

Existem algumas doenças que são mais comuns no verão. Entre elas, citamos a desidratação (cuja prevenção se faz através da ingestão de bastante líquido); insolação (exposição excessiva ao sol – previna-se evitando o sol e hidratando-se), micoses, “bicho-de-pé” (para essas duas últimas, procurar um médico caso haja algum sintoma na pele) e intoxicação alimentar (comemos em lugares diferentes, na praia, às vezes sem a devida higiene, e podemos ingerir alimentos contaminados; pode ocasionar febre, cólicas, diarréia, mal estar e vômitos. Como prevenção, evitar alimentos fora do comum, hidratar-se bastante, e procurar um médico caso não melhore).

Portanto, amigos leitores, evitem os exageros gastronômicos. Aproveitem o sol e o bom tempo para prática de atividades físicas; Ingiram bastantes líquidos; E aproveitem o momento para descansar a mente, sair um pouco da rotina e desestressar.

Aproveitem o verão sempre de bem com a vida. Antes de mais nada, curtam suas férias com alegria. O verão brasileiro coincide com o Natal e Reveillon, que são datas nas quais estamos junto das pessoas queridas. Por isso, é preciso que aproveitemos essa época bonita com nossos entes queridos, sempre com boas energias.

É importante também aproveitar para relaxar. Sair do dia-a-dia estressante, fazer coisas prazerosas, viajar, aproveitar a oportunidade para mudarmos um pouco nossa rotina. Isso faz bem para o corpo e para mente, e nos traz boas energias para começar 2016.

E se for pra exagerar, que seja nas risadas, boas companhias e bons momentos!

Um ótimo verão à todos, e que venha o sol!

Até a próxima!



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA