Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SKIBA FOI NOMEADO CÔNSUL DOS POETAS DEL MUNDO

Domingo, 12 de dezembro de 2010

 

Clique para ampliar
Cleyde Regiane Treml Skiba, Carlos Alberto Hang, o homenageado, consulesa Terezinha Manczak e Zuleika Skiba (foto Sheila Gastardi)

São Bento – A tarde de sábado, 11, foi mágica e cheia de surpresas. O palco foi o espaço de eventos do shopping Zipperer e o Quiosque Chope da Brahma. Tudo começou com atividades culturais infantis. Contação de histórias, representações e a criançada se divertindo e aprendendo muito.   Carlos Halberto Hang, filosofo, escritor, colunista do Evolução e  cônsul de Joinville do Poetas Del Mundo, organizou e promoveu   o  evento. O joinvilense Humberto Soares com seu personagem Tatuí - fez apresentação de vídeo e muita contação de histórias e poesias para as crianças. O local foi decorado pela Mari Festas e o evento foi  registrado pela badalada fotógrafa Sheila Gastardi, e o cinegrafista Sandro Glowacki do programa EvoluAção (www.jornalevolucao.com.br). Participação especial do contador de histórias e repentista são-bentense Aparecido. Após as brincadeiras, o momento sério e solene preparado para a tarde. Com  indicação de Carlos Alberto Hang, aprovação da Associação Internacional Poetas Del Mundo,  presença da consulesa catarinense Terezinha Manczak e convidados, Pedro Alberto Skiba – diretor do jornal Evolução e Membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, foi nomeado “Cónsul de “POETAS DEL MUNDO”,  com a outorga do certificado assinado por Luiz Arias Manzo – secretário geral (Santiago do Chile) e Delasnieve Daspet (Embaixadora no Brasil). A entidade está presente em 120 países e seus membros tem a responsabilidade de representar oficialmente “Poetas Del Mundo”, na localidade em que foram nomeados.

O que foi dito do homenageado
“ Fecharemos com chave-de-ouro este acontecimento com a nomeação do estimado amigo e jornalista exemplar Pedro Alberto Skiba - com o título de cônsul de São Bento do Sul, representando a nossa associação internacional Poetas del Mundo para a cidade. Para tal, temos também a presença da consulesa de Santa Catarina e escritora Terezinha Manczak. Ficamos muito honrados em termos Skiba, merecidamente, fazendo parte desta importante entidade cultural, presidida pela embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo, Delasnieve Miranda Daspet de Souza.

kiba nasceu num cenário divisor de águas da humanidade (1945), ano do suicídio de Hitler e, consequentemente, do findar da segunda guerra mundial. Gestado durante um turbilhão de acontecimentos despropositados, parece-nos ter seu DNA recebido uma carga de revolta, revolta esta contra injustiças de qualquer ordem. Pedro é uma celebridade, não alicerçada num mundo de aparências do ego, mas sinalizada por sua postura de jornalista, pai e amigo de acordo com a ética e a moral que isto encerra. Dizem que atrás de um grande homem, sempre tem uma grande mulher e com Skiba este dito se confirma com a presença de nossa querida Zuleika Maria Wygladala Skiba. Por que indiquei Skiba para representar a Associação Internacional Poetas del Mundo, como detentor do título de CÔNSUL DE SÃO BENTO DO SUL? Pois um poeta não mais é somente aquele que se deita sobre a relva e olha para o céu mergulhado num mundo utópico, mas poeta é toda e qualquer pessoa que usa da junção das letras para falar da vida, do seu movimento, da essência pulsante. Poeta é aquele que usa sua pena para apontar as injustiças sociais, promover o ser enquanto ser, fomentar o desenvolvimento social, instigar através de seus escritos um novo olhar do leitor diante de si e do mundo em que está inserido. Percebam a grandiosidade e responsabilidade que está sobre um escritor, com cujas letras pode promover o desenvolvimento humano quanto a discórdia insensata. Desta maneira, não há sombra de dúvidas que Skiba é um dos ícones das letras no Estado de Santa Catarina, com as quais busca a justiça, seja alertando sobre ações incoerentes vivenciadas ou presenciadas, seja por simplesmente promover o ser social. Mesmo sendo chamado de "encrenqueiro" por alguns - conforme menciona em sua coluna desta semana, sendo aplaudido ou vaiado, mantém a postura íntegra e profissional de sempre, aberto a repensar suas questões e se colocar no lugar do outro, respeitando o olhar dos demais. Por isso tudo, não poderíamos ter nome mais expressivo nesta região para nomear como Cônsul de nossa instituição, a qual conta com escritores, cônsules e embaixadores na América Latina, África, América do Norte, Ásia, Oceania, Mundo Árabe e tantos outros. Quero agradecer ao grande apoio do Shopping Zipperer, em especial às pessoas de Ana Carolina e Max, ao artista Humberto Soares, à fotógrafa Sheila Gastardi, à Mari Festas, ao Jornal Evolução, que apoiaram este acontecimento, e pela presença da consulesa de Santa Catarina, Terezinha Manczak. Minha pessoa, como Cônsul de Joinville e como Embaixador da Embaixada Universal da Paz com sede em Genebra (Suíça) dá às boas vindas ao novo Cônsul Pedro Alberto Skiba.

Hoje foi um dos dias mais agradáveis que passamos... viemos animadíssimos com tudo da viagem... tua cidade é mágica... conseguiu ainda reunir pessoas tão representativas e verdadeiras. Obrigado a todos vocês.

Presenças
Participaram e fizeram referências ao homenageado. Escritor Fidias Teles e esposa, diretora do Colégio Global Cleyde Rejane  Treml Skiba, sua mãe Marisa e irmã  Gisele, empresário Pedro Santana Mota, diretor do CEPEL – Eletrobrás (Rio de Janeiro) Jorge Nunes, Cristiane Costa, vice-presidente da USB, Consul Carlos Alberto Hang, Consulesa Terezinha Manczak, Sandro Glowacki, Sheila Gastardi, Humberto Soares., Ana Carolina Zschoerper, a esposa do homenageado Zuleika Maria Wygladala Skiba.

Agradecimento
Skiba visivelmente emocionado pela homenagem e tocado pelas palavras com que foi distinguido agradeceu a honraria e reconhecimento, comprometendo-se com a causa e a divulgação das ações do Poetas Del Mundo.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA