Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Rota do Enxaimel conquista prata no Prêmio Nacional do Turismo

Segunda, 18 de dezembro de 2023

Clique para ampliar
A Associação Rota do Enxaimel, de Pomerode (SC), recebeu prata na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo do Prêmio Nacional do Turismo, sábado (16), em Brasília. O prêmio, organizado pelo Ministério do Turismo, reconhece as melhores práticas e profissionais do setor no país e é o maior no segmento turístico.

 

A Rota do Enxaimel foi escolhida entre outras 46 iniciativas inscritas na mesma categoria. O ouro ficou com o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, no Maranhão, e o bronze com o projeto Cidade da Música da Bahia, de Salvador. Esta é a terceira edição do Prêmio, que tem como tema em 2023 "O Turismo Transformando Vidas".

 

Ivan Blumenschein, vice-presidente da associação, recebeu o troféu das mãos da Secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes, e celebrou a conquista da Rota do Enxaimel:

 

— O prêmio mostra que o turismo cultural pode e deve ser pensado com foco no resultado, para que seja possível preservar as tradições gerando desenvolvimento econômico. Parabenizo cada um dos 35 membros da Associação Rota do Enxaimel, e parabéns também ao IPHAN, à Fundação Catarinense de Cultura e à Prefeitura de Pomerode, que trabalharam para salvaguardar o patrimônio desde a década de 1990.

 

Outros dois cases de Santa Catarina levaram ouro na edição deste ano. A Secretaria de Turismo do Estado foi escolhida na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo com o Inovatur - 1º Programa de Inovação Aberta para o Turismo do Brasil e iniciativa Sistema Especialista Turístico da Smart Tour Brasil conquistou o ouro na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo.

 

Herança cultural

 

Fundada em julho de 2021, a Associação Rota do Enxaimel contribui para preservar o patrimônio histórico, cultivar a herança cultural dos antepassados e fomentar a agricultura familiar enquanto desenvolve o turismo. Em pouco mais de dois anos, o número de associados já chega a 35. A entidade estruturou-se, elaborou mapa, site e redes sociais com informações turísticas, além de trabalhar para aprimorar a experiência dos visitantes.

 

A Rota do Enxaimel é o único destino brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização concede o selo a lugares que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.

 

Em 2023, a Rota conquistou também medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo.

 

Rota do Enxaimel

 

Para conhecer a Rota do Enxaimel, o visitante pode percorrer os 16 quilômetros de passeio com carro próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias. É possível visitar e hospedar-se em residências típicas, provar iguarias da culinária local e comprar artesanato.

 

Nesta localidade de Pomerode, no bairro Testo Alto, está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Europa. São 50 construções em um trajeto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira 

 

A comunidade também preserva história e cultura dos imigrantes de maneira genuína, através da culinária típica alemã, artesanato em madeira, em clubes culturais, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, além de uma escola municipal bilíngue (português-alemão). Tudo isso em um entorno de Mata Atlântica preservada, com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras.

Para mais informações, acesse www.rotadoenxaimel.com.br e siga @rotaenxaimel

 

Pomerode

 

Um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, Pomerode está localizada no Vale Europeu. A cidade tem atrações para toda a família o ano todo, como parques, museus, o terceiro zoológico mais antigo do país, fundado em 1932, restaurantes típicos e confeitarias. Eventos como a Osterfest, a Festa da Páscoa, o Festival Gastronômico de Pomerode e a Festa Pomerana tornaram o pequeno município, de 34 mil habitantes, conhecido em todo o Brasil.

 

Fotos: https://bit.ly/4arsefm 

 

Ivan Blumenschein, vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel e Ana Carla Machado Lopes, Secretária Executiva do Ministério do Turismo, no Prêmio Nacional do Turismo -  Foto: RobertoCastro/ Mtur

 

Finalistas da categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo no Prêmio Nacional do Turismo -  Foto: RobertoCastro/ Mtur.jpg

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA