Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dicas e receitas para evitar exageros na ceia de Natal

Segunda, 18 de dezembro de 2023

 

Comida e bebida em excesso combinadas ao calor do verão podem prejudicar a digestão e acabar com a alegria das festas de fim de ano; saiba como evitar

Natal é tempo de celebrar e reunir a família e os amigos. Os encontros ocorrem em volta de mesas fartas, mas é preciso autocontrole para evitar excessos e complicar a digestão. Especialmente no calor, as refeições leves são mais indicadas.

 

Para aliviar o peso na consciência e a tradicional sensação de estufamento, queimação e desconforto após a ceia de Natal, o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do curso de Nutrição do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – dá algumas dicas.

 

Segundo o mestre em Nutrição e Alimentação, a comida tem relação direta com o afeto e, por isso, não há problemas em aproveitar a rabanada, a receita da avó, o prato tradicional da família ou mais de um doce.

 

“O importante é fazer escolhas conscientes para evitar problemas na digestão ou a sensação de estufamento. Restrições excessivas podem levar a comportamentos alimentares compulsivos, o que geram ainda mais problemas. A dica é: aproveite! O Natal é uma época festiva e, à mesa, só precisamos de atenção plena e consciência alimentar”, ensina o especialista.

 

Para inspirar as famílias na preparação de ceias mais leves e sobremesas mais saudáveis, o nutricionista Jhonathan Andrade, professor do UniCuritiba, escolheu algumas receitas fáceis e saborosas para o verão.

As receitas foram retiradas dos livros: 80 receitas leves e saudáveis: comidas saborosas, práticas e funcionais, das chefs funcionais Isis Moreira e Gisa Hedler e Pratos salgados: Low Carb, da nutricionista Camila Cury Marques.

MAIONESE DE CENOURA

Ingredientes

·        4 cenouras grandes

·        Suco de meio limão

·        1/4 de xícara de azeite extravirgem

·        1 dente de alho

·        1/4 de colher de chá de sal

·        1 colher de sopa de amaranto

Modo de preparo

Cozinhe as cenouras e processe (ou liquidifique) todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea. Sirva frio com canapés, saladas, pães, recheios, entre outros pratos.

 

BOLO AROMA DOCE

Ingredientes

·        1 xícara de farinha de grão-de-bico

·        1/2 xícara de arroz

·        1/2 xícara de polvilho doce

·        1/2 xícara de cacau

·        1 xícara de açúcar de coco ou demerara

·        1 colher de sopa de linhaça

·        1 xícara de leite vegetal morno

·        2 bananas bem maduras amassadas

·        2 ovos

·        1 pitada de pimenta-do-reino

·        1 colher de sopa de óleo de coco

·        2 colheres de chá de fermento

 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes secos, menos o cacau e o fermento. Adicione as bananas amassadas, os ovos e o leite. Misture bem. Por fim, acrescente o cacau e finalize com o fermento, mexendo com delicadeza. Coloque no forno pré-aquecido a 200°, asse por 45 minutos.

 

Calda (opcional)

2 colheres de sopa de cacau

2 colheres de sopa de açúcar ou mel

1 colher de sopa de amaranto

1 colher de sobremesa de amido de milho

1 xícara de leite vegetal

Leve ao fogo até engrossar e espalhe por cima do bolo.

 

SORVETE DE CACAU E MORANGO

Ingredientes

·        1 banana congelada

·        4 morangos congelados

·        1 colher de sobremesa de cacau

·        1 colher de sobremesa de leite de coco

·        1 colher de sobremesa de amêndoas em lascas ou nozes picadas

·        1 colher de chá de mel

Modo de preparo

Deixe as bananas congelarem com a casca. Depois, retire as bananas do congelador, deixe um pouco em água corrente para amolecer a casca e retire-a cortando com uma faca. Corte a banana e coloque no liquidificador com o cacau, o leite de coco e o mel, pulse. Quando a massa estiver parecida com sorvete, jogue os morangos e pulse novamente, deixando pedaços da fruta. Sirva com amêndoas ou nozes picadas por cima.

 

TORTA GELADA DE FRUTAS E CHOCOLATE

Ingredientes

·        7 morangos fatiados

·        3 bananas pequenas fatiadas

·        1 maçã pequena fatiada

·        90g de chocolate 60% cacau, sem lactose

·        1 colher de sopa de amaranto

·        5 tâmaras sem caroço

·        3 ovos

·        1 xícara de leite de coco ou algum outro vegetal

·        10 castanhas de caju sem sal

·        6 fatias de pão sem glúten (tamanho de pão de forma convencional. Se o seu pão for feito em forma menor, precisa aumentar a quantidade de fatias).

 

Modo de preparo

Pique o pão em pedaços pequenos. Distribua a metade do pão em uma forma pequena. Em cima do pão, coloque as fatias de banana distribuindo igualmente, seguindo com a maçã, o morango e o chocolate. Cubra com o restante dos pães.

Leve as tâmaras, as castanhas, os ovos, o leite e o amaranto para liquidificar. Deixe bater por 3 minutos. Coloque essa calda sobre os pães que estão na forma, distribuindo igualmente. Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura de 180° por 25 minutos.

Depois, espere esfriar e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. A torta ficará durinha e mais fácil para desenformar. Sirva gelado.

 

PEIXE ASSADO COM CREME DE ESPINAFRE

Ingredientes

·        400g de filés de peixe branco

·        1 cebola grande

·        1 dente grande de alho

·        1 pacote de espinafre

·        150ml de creme de leite

·        200g de parmesão (ou outro queijo do seu agrado)

·        sal

·        pimenta-do-reino

·        1 limão

·        azeite de oliva

·        

Modo de Preparo

Tempere os filés com limão, sal, pimenta-do-reino e reserve. Em uma frigideira, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente o espinafre e deixe refogar até começar a desmanchar. Adicione o creme de leite, a pimenta-do-reino (a gosto) e o sal. Deixe reduzir um pouco e desligue.

Em um refratário que possa ir ao forno, adicione azeite, arrume os filés e cubra com o creme de espinafre. Cubra a travessa com o parmesão ralado e leve ao forno médio por 25 minutos.

 

TORTA DE ATUM

Ingredientes

·        3 ovos

·        1 pitada de pimenta-do-reino

·        1 pitada de páprica picante

·        1 lata de atum em conserva de azeite

·        2 colheres de sopa de biomassa de banana verde

·        Uma porção de palmito picado

·        1 alho-poró picado

·        1 maço pequeno de cebolinha picada

·        azeitonas e alcaparras a gosto

·        5 colheres de sopa de farinha de oleaginosas

·        1 colher de sopa de farinha de linhaça

·        1/4 xícara de água

·        1 colher de sobremesa de fermento em pó

 

Modo de preparo

Em uma tigela, misture os ovos, pimenta, páprica, palmito, azeitonas, alcaparras, alho-poró, cebolinha e biomassa. Escorra o azeite do atum e reserve. Adicione o atum à mistura. Junte a água, a farinha de oleaginosas e de linhaça, o fermento em pó e uma colher de azeite do atum. Misture bem e coloque em uma forma untada. Asse em forno médio por 30 minutos.

 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

 

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

 

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA