Assunto foi tratado com empresários
Período de férias terá plantões e "atendimento especial", segundo o governo municipal (Foto Luciane Nagorski/PMSBS) São Bento - Equipe da Secretaria de Educação, incluindo a secretária Salete Spitzner e os também secretários José Canísio Tschöke (Administração) e Uwe Stortz (Desenvolvimento Econômico) reuniram-se com empresários na semana passada para tratar das vagas na Educação Infantil. Salete apresentou dados como o número de crianças matriculadas em cada Unidade da Educação Infantil e comparou com o total de convênios já existentes e o local de trabalho das mães que utilizam das creches municipais. Ela disse que atualmente são investidos mais de R$ 115 mil em reformas e também em parte da merenda escolar. "Esse valor é recebido por meio dos quarenta e seis convênios já existentes. Uma maior adesão a esse sistema possibilitará que mais creches sejam ampliadas e, consequentemente, mais crianças sejam atendidas", explica.
AUXÍLIO
O convênio com as empresas é embasado na lei número 574/07, que estabelece o valor do auxílio -creche para empresas com mais de setenta empregados. “Dessa forma o apoio do empresariado é fundamental para que a lei seja cumprida. O convênio é feito sob critérios que têm de ser cumpridos por ambas as partes, com prestação de contas e total transparência”, destaca a secretária. Ao todo a Educação Infantil Municipal atende 2.871 crianças de 0 a 5 anos, conforme dados de setembro, em vinte e uma unidades. O cadastro da lista de espera, agora unificado, tem registrado o total de 433 menores que aguardam por uma vaga. "Tenho certeza que vamos receber a visita de muitos empresários que poderão beneficiar seus próprios funcionários", completa Spitzner.
O presidente da Associação Empresarial, Adelino Denk, propôs que os dados apresentados fossem repassados para o Núcleo de RH da Acisbs. "É uma oportunidade para debater esses dados e planejar uma forma de estreitar as informações". Para saber mais sobre a lei que viabiliza o convênio e suas vantagens, basta entrar em contato com a Secretaria de Educação, através do telefone 3631-6091, e agendar uma visita.
FINAL DE ANO
A secretária aproveitou a oportunidade para informar aos empresários da medida adotada para suprir as férias de final de ano. "Muitos empresários nos procuraram solicitando que o atendimento nas creches fosse estendido até dia 23 de dezembro e também já no início do ano; diante disso faremos plantões e as creches terão atendimento especial", afirma. Questionada sobre as necessidades de plantões nas creches que atendem os grandes bairros nos dias decretados pontos facultativos na Administração Pública, Spitzner informou que para o próximo ano já estão sendo analisados os centros que prestarão atendimento e destacou que esses bairros certamente serão atendidos.
PORTARIA
Salete explicou, na reunião, que, conforme a alteração de uma portaria - em agosto de 2007 -, se uma empresa possui setenta colaboradoras há o direito de uma vaga em creche. Entre os questionamentos dos associados, a solicitação foi a organização de um maior número de plantões. Salete informou que sua equipe está realizando pesquisa nas unidades para fazer uma avaliação. "Tivemos casos este ano em que fizemos o plantão para cento e cinquenta crianças - e atendemos somente setenta. Isso para a Educação, infelizmente, é um prejuízo, pois foi reservado o número de vagas, alimentação, professores, enfim", ressaltou.
A secretária sugeriu aumentar o número de convênios com as empresas com destinação específica do dinheiro, visto que a Educação tem recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para determinadas ações. Em período integral, o custo de uma criança através de um convênio com a empresa fica em torno de R$ 284,56 ao mês. A secretária de Educação também informou que o número de plantões irá aumentar em 2011 - e um bairro contemplado será Serra Alta.