Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mitos e verdades: chocolate causa acne e espinhas?

Quarta, 13 de março de 2024

Clique para ampliar

Dermatologista explica as causas e orienta sobre alimentação e cuidados

A Páscoa está chegando, e o momento de se deliciar com os ovos de chocolate é ansiosamente aguardado por todos. Porém, para algumas pessoas, o chocolate pode se tornar um grande vilão para a saúde da pele, causando o surgimento de espinhas e acne. Mas afinal de contas, o chocolate merece mesmo essa má fama?

 

Já se sabe bem que a alimentação interfere na saúde da pele, mas se tratando do chocolate, surgem algumas polêmicas no inconsciente coletivo. A Dra. Paula Colpas¹, dermatologista e consultora de TheraSkin® conta que “não há comprovação científica de que existe uma relação entre a acne e o chocolate, mas sim o consumo excessivo de alimentos gordurosos e com muito açúcar”.

 

A seguir, a Dra. Paula Colpas esclarece mitos e verdades em torno do consumo de chocolate e a acne.

 

Consumir chocolate causa espinhas? Mito. Na verdade, o chocolate em si não provoca acne, e sim o consumo de alimentos hiperglicêmicos (açúcares) e gordurosos. No caso, o leite e o açúcar envolvidos na produção dos chocolates ao leite e branco, causam o aumento da produção de sebo na pele, proporcionando uma inflamação no organismo.

 

Chocolate faz mal à saúde? Mito. O cacau, principal ingrediente do chocolate, contém flavonoides, importante componente antioxidante. Além disso, é também fonte de magnésio e triptofano, que estimulam o organismo a produzir serotonina e endorfina, responsáveis pelo bem-estar. A dica é consumir o chocolate amargo, que contém maior porcentagem de cacau que as outras versões.

 

Carboidratos podem causar acne? Verdade. Os alimentos que levam farinha branca, um carboidrato simples, e açúcar, possuem alto índice glicêmico, causando um pico de glicose no organismo, desencadeando uma produção maior de sebo, causando as espinhas. A recomendação é de moderar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e trocar carboidratos simples por integrais.

 

Quem tem acne pode comer chocolate? Verdade. Para as pessoas que já convivem com a acne ou que tem uma maior predisposição ao surgimento de espinhas, recomenda-se o consumo moderado do chocolate, e que preferencialmente seja escolhido o amargo, com no mínimo 60% de cacau em sua composição.

 

Para além dos cuidados com a alimentação, a Dra. Paula orienta também para os cuidados diários com a pele que tem propensão à acne: “A pele mais oleosa precisa ser limpa ao menos duas vezes por dia, com um sabonete apropriado, que higienizem o rosto sem agredir, hidratando e protegendo a camada externa”. A especialista relembra também da importância de se consultar com um dermatologista para indicar os produtos e tratamentos ideais de forma personalizada.

 

Para limpar a pele acneica e prevenir o surgimento de espinhas, a linha Cleany® é a aliada ideal. Os géis de limpeza antioleosidade formulados com ácido hialurônico higienizam a pele de forma suave, hidratam e protegem a camada externa. Cleany® Controle é voltado para a pele mista à oleosa, desobstrui os poros e trata dos quadros de acne. Já Cleany® Concentrado é feito para pele oleosa à acneica, traz a sensação de limpeza profunda da pele de forma confortável, com toque macio.

 

¹Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 - RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sobre a TheraSkin®: Única farmacêutica brasileira especialista em pele, há 25 anos desenvolvendo e produzindo produtos dermatológicos e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de dermocosméticos. Comprometida em educar e conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde da pele com responsabilidade, a indústria é alinhada à comunidade médica do começo ao fim de sua cadeia. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio. Para conhecer toda a linha de dermocosméticos TheraSkin®, acesse: http://loja.theraskin.com.br



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA