Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Caminho da Santa Catarina recebe primeira expedição

Terça, 12 de março de 2024

Caminho da Santa Catarina recebe primeira expedição

 

Explorar as belezas naturais de São Bento do Sul e aproveitar a tranquilidade e a imensidão da mata para se encontrar com o seu próprio interior. Foi esta a experiência vivida pelas amigas Andreia Alessandra da Rosa, Camile Corrêa de Menezes e Alessandra Cristofolini, todas moradoras da vizinha cidade de Rio Negrinho, ao serem as primeiras pessoas a concluírem o Caminho da Santa Catarina.

 

A caminhada do grupo iniciou em um dos novos cartões postais do município. “Já tínhamos algumas informações prévias, então, às 5h15 ainda estava bem escuro, estávamos no marco inicial da caminhada, no Monumento a São Bento, ao lado da Igreja Matriz. Ali fizemos a oração de São Bento e iniciamos a jornada. Nos primeiros quilômetros passamos por alguns bairros da cidade, foram cerca de nove quilômetros de trecho pavimentado”, relatou Andreia

 

Ela, que é especialista neste tipo de peregrinação, relatou as surpresas vivenciadas. “Foi uma grande emoção quando encontramos a primeira marcação do caminho, uma singela seta amarela e uma flor [laelia purpurata], símbolo do estado de Santa Catarina. Chegamos no pórtico para o Rio Natal, e fomos em direção a uma das regiões mais lindas da cidade. Mesmo estando nublado naquele momento, já conseguimos avistar a imensidão da natureza”, conta.

 

As peregrinas destacam que por todo o caminho é possível avistar atrativos de arrepiar. “Cruzamos a linha do trem e encontramos a Capela Nossa Senhora das Graças, simples e bem cuidada. Aproximadamente no quilômetro 15 avistamos o majestoso Morro da Igreja em meio a Mata Atlântica [....] vimos muitas borboletas, inclusive uma espécie rara. Encontramos água pura e fresca, frutas e muitos ciclistas. Ainda o trem de carga, por onde também passa a Maria Fumaça. Logo nos deparamos com a bela Igreja do Rio Natal”, diz Andreia.

 

Estrutura

 

O trecho oferece, além dos inúmeros presentes da natureza, certas comodidades para seus praticantes. “Logo adiante encontramos uma lanchonete, onde paramos, usamos o banheiro e lanchamos, fomos muito bem atendidas pelo proprietário. Estávamos muito animadas, pois fazer o caminho autoguiado e ainda encontrar pontos de parada nos deu muita segurança e tranquilidade [...] Paramos, recarregamos a bateria do celular e a nossa bateria também, com suco e pastel”, afirma Andreia. 


A chegada

 

A conclusão deste trajeto de autoconhecimento e contato com a imensidão do verde tocou as caminhantes. “Os passos já estavam lentos quando avistamos de longe a Ponte Férrea, foi de tirar o fôlego de tanta beleza e um mix de sensações e emoções tomaram conta. Respiramos profundamente, apreciando o momento presente e agradecendo por cada passo dado e seguimos [...] o silêncio permeou entre nós e cada uma foi fazendo o seu caminho externo e interno [...] nesse momento o coração disparou, o sorriso foi de orelha a orelha, demos as mãos e atravessamos a ponte, divisa da cidade de São Bento do Sul com Corupá”, frisou Andreia. 

Caminho da Santa Catarina 

O assessor de gabinete da Prefeitura de São Bento do Sul, Patrick Vicente, explica como surgiu este atrativo. “A ideia surgiu em uma conversa no Gabinete do Prefeito, e já em outubro de 2023 realizamos o reconhecimento de campo e a demarcação do trajeto. O referido caminho percorre cerca de 32 quilômetros no território de São Bento do Sul até a divisa com Corupá, na localidade de Rio Natal. O percurso total, saindo do Monumento de São Bento até o Seminário de Corupá, é de aproximadamente 42 quilômetros”, disse.

O projeto visa ainda a integração com outras cidades, fortalecendo o turismo regional. “A ideia é que outros municípios do Estado continuem este caminho, formando uma grande rota turística. Razão pela qual se optou pelo nome de Caminho da Santa Catarina, bem como a flor símbolo do Estado. O objetivo do caminho é o desenvolvimento do turismo religioso e rural, proporcionando uma vivência contemplativa da natureza e reflexiva do indivíduo”, concluiu Patrick.

 

Quem quiser maiores informações sobre o Caminho da Santa Catarina, pode acessar o perfil do Instagram: @caminhodasantacatarina.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA