Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) recebe inscrição de 165 músicos de 10 nacionalidades

Sexta, 19 de janeiro de 2024

Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) recebe inscrição de 165 músicos de 10 nacionalidades
 
Número elevado de interessados levou a nova orquestra a incluir no processo seletivo audições de forma semipresencial para músicos de fora do Brasil
 
O processo de pré-seleção para a formação do corpo musical da nova orquestra do Estado, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), recebeu um número expressivo de candidaturas de várias partes do mundo. São 165 músicos de 10 nacionalidades e que residem em 7 países da América e da Europa. Eles concorrem a 17 vagas de instrumentistas de cordas, que serão contratados de forma fixa, e a 10 vagas para músicos suplentes. No total, há 152 inscrições do Brasil, 3 do Uruguai, 3 da Venezuela, 1 da Alemanha, 1 dos Estados Unidos, 1 da Argentina, 1 da Áustria, 1 da Bolívia, 1 da Colômbia e 1 de Luxemburgo.
 
São 124 homens e 41 mulheres, dos quais 56 violinistas, 47 violoncelistas, 41 violonistas e 21 contrabaixistas. “Atingimos uma meta internacional e também tivemos inscrições de músicos brasileiros de alta performance, que foram buscar formação de qualidade e prestígio fora do País. Estamos muito felizes que todos perceberam o tamanho potencial no projeto da OFiC a ponto de motivá-los a retornar ao Brasil. Um dos nossos principais objetivos era a internacionalização do projeto, defendida como um dos principais diferenciais junto aos investidores da orquestra. E nesse sentido também obtivemos um grande êxito”, destaca o fundador e Diretor Artístico Pablo Rossi, pianista catarinense com carreira consolidada fora do Brasil.
 
Os músicos pré-selecionados que moram fora do Brasil farão audições semipresenciais entre os dias 10 e 20 de fevereiro. Os selecionados nesta etapa concorrerão com os demais, por intermédio de gravação, nas audições presenciais, a serem realizadas nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, diante da comissão julgadora. O cronograma prevê o início das atividades da OFiC em meados de abril, com ampla programação de cunho social e apresentações gratuitas pelo Estado.
 
Cada músico contratado receberá remuneração mensal de R$ 10 mil e deverá residir na Grande Florianópolis. O júri da fase de pré-seleção é formado por Pablo Rossi, por Luiz Ekke Moukarzel, violonista e gestor cultural, e pelo Coordenador Musical convidado, Roberto Ring, violoncelista e produtor musical, fundador da Stravinsky Produções, que organiza concertos de música clássica no Brasil. Ring atua como camerista ao lado de alguns dos melhores músicos do país e do exterior.
 
Conheça mais sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) em:
Instagram: @oficmusic 
 
............................................
Clique para ampliar
Pianista internacional, Pablo Rossi é fundador da orquestra e integra o júri do processo seletivo Crédito foto: Rudi Bodanese


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA