Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Festa de Páscoa de Pomerode define arte do ovo gigante em 2024

Quinta, 18 de janeiro de 2024


Festa de Páscoa de Pomerode define arte do ovo gigante em 2024

Artista Marcela Schmidt criou obra que vai colorir o maior ovo de Páscoa decorado do mundo

 

O maior ovo de Páscoa do mundo vai se tornar uma gigantesca casa enxaimel na 16ª Osterfest, de 8 de fevereiro a 31 de março, em Pomerode. A homenagem à técnica construtiva característica da colonização germânica é parte da celebração que a Festa de Páscoa fará aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. A artista plástica catarinense Marcela Schmidt assina a obra de arte desta edição.

 

O desenho de Marcela combina a simetria rigorosa das fachadas em enxaimel com a leveza dos canteiros de flores e o vigor da Mata Atlântica que os colonizadores encontraram no Vale do Itajaí. Quando instalado no parque da Osterfest 2024, o ovo vai oferecer uma experiência diferente ao visitante, que descobrirá novos cenários conforme caminhar ao redor da estrutura.

 

— Esse projeto me atraiu porque é algo que pode marcar minha carreira e porque admiro muito Pomerode. Tenho carinho pela cidade e pela dedicação que as pessoas têm à Osterfest — conta a artista.

 

Casas reais inspiraram a obra de arte que vai ilustrar o ovo gigante. A Casa do Imigrante Carl Weege (1920), no bairro Pomerode Fundos, despertou a ideia da base em tijolos. Da Casa Siewert, construída em 1913 na Rota do Enxaimel, Marcela representou a porta de cor verde. A Casa Hugo Rahn (1920), na mesma localidade, emprestou os lambrequins. As três são tombadas como patrimônio histórico.

 

As formas criadas pela artista plástica serão reproduzidas na escultura gigante por uma equipe liderada pelo artista plástico João Siqueira. A montagem do ovo no Centro Cultural de Pomerode já começou.

 

Com 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro, o ovo de Páscoa de Pomerode retomou em 2023 o título de maior do mundo no Guinness World Records, superando a cidade de Salou, na Espanha. Será a quinta edição da Osterfest com a presença da enorme escultura, que estreou em 2019.

 

A festa de Páscoa tem ainda a maior Osterbaum (Árvore de Páscoa) do mundo, com mais de 100 mil casquinhas de ovos naturais coloridas, além de oficinas, brincadeiras, atrações culturais, apresentações, gastronomia e feira de artesanato, entre outras atrações.

 

Imigração alemã

 

Desde a primeira edição, a Osterfest celebra as tradições herdadas dos imigrantes que colonizaram Pomerode em meados do século XIX. Mas em 2024 esse resgate tem um componente adicional: a imigração alemã no Brasil completará 200 anos em julho — a primeira colônia foi instalada em 1824 em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

 

Ao homenagear as construções enxaimel em uma das principais atrações, a Osterfest reverencia a obra maior deixada pelos imigrantes, que hoje atrai visitantes de todas as partes: a riqueza de suas manifestações culturais, o espírito comunitário, o apreço pelo trabalho e a qualidade de vida que marcam as comunidades onde vivem seus descendentes.

 

Na programação da Festa de Páscoa, além do ovo enxaimel, estão previstas atividades especiais para envolver os visitantes na história do bicentenário.

 

— Queremos apresentar ao turista o lado lúdico da Páscoa alemã, mas também oferecer o contexto em que essas tradições chegaram ao Brasil e a Pomerode — avalia Manfredo Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), entidade promotora da Osterfest.

 

Enxaimel

 

A técnica construtiva enxaimel consiste em peças de madeira unidas por encaixes, sem pregos ou parafusos, formando uma estrutura em treliça. Os vãos entre as madeiras são preenchidos por tijolos, taipa ou outros materiais que os imigrantes alemães encontraram no Brasil.

 

Pomerode possui a maior concentração de casas erguidas na técnica enxaimel fora da Europa. Cerca de 50 delas ficam na Rota do Enxaimel, no bairro Testo Alto, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores vilas turísticas do mundo.

 

Marcela Schmidt

 

Formada em Arquitetura e com mestrado em Design de Produto em Milão (Itália), Marcela Schmidt nutria interesse pelas artes desde criança, mas só em 2014 transformou o hobby em profissão. A virada veio num momento em que a artista passou dias a fio cuidando da mãe, que havia enfrentado uma cirurgia. No papel e nas tintas Marcela encontrou refúgio para a tensão, mas logo percebeu que havia algo mais no passatempo.

 

— Comecei a postar no Instagram e foi então que as coisas começaram a ter outra perspectiva — lembra.

 

Moradora de Blumenau, Marcela costuma trabalhar com tinta acrílica sobre tela, aquarela e murais. Em 2024, além do ovo gigante de Pomerode, ela atua no desenvolvimento de uma fachada de edifício em homenagem ao naturalista Fritz Müller, em Blumenau, e numa exposição itinerante de quadros que refletem sobre a superação da pandemia de Covid-19.

 

Visite Pomerode

Para acompanhar informações sobre a Osterfest 2024 e o turismo de Pomerode, acesse visitepomerode.com.br e siga @osterfest e @visitepomerode



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA