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Como os mercados latino-americanos irão se capacitar em 2024

Terça, 16 de janeiro de 2024


Como os mercados latino-americanos irão se capacitar em 2024 

 

 

*Rui Rocheta  

Encerrando dezembro, tenho refletido bastante sobre como será o mercado de trabalho em 2024. Que tipos de mudanças ocorrerão? Quais habilidades terão maior demanda? Especificamente nas últimas semanas tenho visitado e trabalhado com minhas equipes na América Latina, buscando acompanhar as tendências na contratação regional e que tipos de talentos e habilidades as indústrias necessitam. Abaixo estão algumas das minhas observações.

Papéis na área de tecnologia crescerão, mas soft skills serão necessárias para o sucesso contínuo 

O próximo ano parece promissor para o setor de tecnologia. Segundo um relatório recente da nossa equipe na divisão Grafton da Gi Group Holding, as empresas estarão contratando para acompanhar as demandas por inovação e o desenvolvimento contínuo de ferramentas de IA, integrando elementos da tecnologia em soluções de ERP e gerenciamento de operações, projetando soluções de cibersegurança cada vez mais resilientes e ferramentas aprimoradas para análise de big data. No entanto, analistas na região da América Latina alertam que todo esse avanço será em vão se o uso das soft skills não acompanhar a mudança constante da tecnologia. De fato, relatórios da Deloitte mostram que até 2023, dois em cada três empregos na área de tecnologia demandarão o domínio de habilidades interpessoais, enquanto dados do The Enterprise Project apontam que 67% dos empregadores recusaram ofertas para cargos na área de tecnologia porque o candidato não possuía as habilidades interpessoais necessárias. Isso significa que gerentes de projetos, designers, engenheiros de software e outros precisarão de habilidades aprimoradas em colaboração e inovação. Além disso, uma pesquisa do LinkedIn cita a gestão como a habilidade número 1 necessária para o talento em tecnologia: a capacidade de guiar equipes de projeto de maneira ágil, com um forte nível de empatia e resiliência comprovada. É interessante notar que as investigações do LinkedIn mostram uma leve divisão na perspectiva sobre essas duas últimas habilidades: a empatia é preferida pelos funcionários e a resiliência é um requisito-chave dos empregadores.

Não esqueça as gerações mais jovens 

Dados atuais da ONU mostram que a geração de 15 a 24 anos na América Latina é o maior grupo demográfico que a região já viu. No entanto, infelizmente, pesquisas da UNESCO destacam que para este grupo, as estruturas de educação técnica e profissional (TVET, da sigla em Inglês) na região não conseguem entregar as habilidades de que os jovens precisam. Isso também é prejudicado pelo fato de que os mercados globais estão mudando rapidamente (assim como as habilidades necessárias para ter sucesso nas principais empresas). Questões como interrupção digital, transição energética, ascensão da inteligência artificial (IA) e nearshoring (terceirização de empregos para países vizinhos) estão impactando um mercado de trabalho jovem onde as habilidades necessárias para lidar com esses fenômenos não podem ser adquiridas rapidamente. O trabalho está se deslocando para a supervisão de sistemas automatizados: tarefas rotineiras estão desaparecendo. Candidatos mais jovens e qualificados precisam ter domínio do pensamento crítico, gestão baseada em projetos, trabalho em equipe (colaboração) e comunicação. Se essa necessidade puder ser atendida, a geração atual de jovens na América Latina tem o potencial de proporcionar um crescimento econômico massivo. 

Acima de tudo, foque no fator HUMANO 

À medida que ocorrem mudanças ou transições geracionais, também ocorrem mudanças nas atitudes em relação ao trabalho em equipe e no que os funcionários esperam dos empregadores. Contratar talentos qualificados nos mercados globais, incluindo nos países da América Latina, requer uma conscientização muito maior das prioridades e necessidades geracionais. Isso inclui pensar de maneira diferente, diante da escassez de habilidades em muitos mercados, sobre o que os funcionários serão capazes de fazer no futuro, não tanto sobre o que podem fazer no momento. Com a demanda crescente por habilidades interpessoais como capacidade de liderança, comunicação, resolução de conflitos, solução de problemas e habilidades de falar em público, os recrutadores na região da América Latina precisarão ir além de apenas fazer correspondências entre os candidatos nos currículos e passe a visualizar cenários futuros, ou seja, se oferecidas oportunidades adicionais de treinamento e desenvolvimento, esse ou aquele candidato poderia crescer em determinado cargo? Eles conseguem enxergar além da necessidade clara atual e se envolver em blindar o negócio para o futuro, solucionando problemas para vários cenários de mercado e possíveis impactos no pessoal do escritório. Talentos gerenciais com um forte Quociente Emocional, com paixão por ajudar as pessoas a crescer e ter sucesso, continuarão sendo inestimáveis para qualquer empresa focada em sustentabilidade a longo prazo. Esse foco nas pessoas também é o que impulsiona a atração de candidatos e a retenção de trabalhadores, com até 80% dos trabalhadores recentemente pesquisados ​​dizendo que a cultura da empresa é um dos principais motivos pelos quais aceitam e permanecem em um emprego.

Há um enorme potencial a ser aproveitado entre a base de talentos dos funcionários na América Latina. Se nós, como recrutadores, conseguirmos trabalhar com líderes empresariais para focar na entrega de valor por meio de conexões humanas, proporcionando equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com culturas de trabalho atraentes e centradas nas pessoas, podemos realizar coisas incríveis em termos de prosperidade econômica e pessoal regional.

Head Regional França, Iberia e LATAM da Gi Group Holding, multinacional italiana reconhecida como uma das líderes glo



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