Vinícius Fendrich
Psicólogo
Educador
Fim de ano. Aproxima-se o Natal. Com ele um mundo de lembranças que nos reportam à infância, aos tempos de invejável ingenuidade, também ao acreditar no velho Papai Noel.
A vida moderna e sua evolução desenfreada não nos permitem tanto esmero e dedicação com detalhes, que tornavam essa data tão mais significativa.
Os homens estão nervosos, estressados, cansados e, acima de tudo, consumistas. Pensam em ter, ter e novamente ter.
O espírito? Fica relegado aos que se dedicam em melhor aprimorar o ser, sem necessariamente vislumbrar lucros em tudo o que executam.
E cidades como São Bento do Sul não fogem à regra. Aqui também a luta pela sobrevivência e alguns descompassos de ordem público-administrativa fazem com que certa timidez tome o lugar das iniciativas maiores, do ser arrojado, da manifesta criatividade à flor da pele.
Oferece-se, sem dúvida, o que é bom. Mas teríamos capacidade para o ótimo.
Por isso os moradores da rua Nereu Ramos uniram-se e, liderados pela vontade da família Stelter, aceitaram o desafio.
Sozinho ninguém poderia seguir. Alguns, muito engajados; outros em parte, porém todos com boa vontade, objetivando o melhor.
Iniciativa repleta de êxito. Principalmente por enaltecer aspectos cristãos vinculados ao nascimento de Cristo. Energias pautadas em carinho, emoção e um amor pelo coletivo extramente positivo.
Parentes, vizinhos, amigos, convidados, simpatizantes, patrocinadores, todos aproximados por uma única causa, fazer de nossa rua uma rua de Natal. Com um toque de personalidade dos que ali habitam e trocam cumprimentos quase todos os dias.
Uma cerimônia cativante com um desfile natalino por determinado trajeto. Explicações, reflexões, orações, música, canto, homenagens, agradecimentos.
O tempo colaborando. Público exemplar prestigiando. Casas enfeitadas. Anjos, numa alusão ao Arcanjo Gabriel, decorando todo o caminho.
Fizemos o primeiro e inesquecível de muitos Natais.
Sem citar ninguém. Simplesmente a todos, que direta ou indiretamente colaboraram, nosso afeto, apreço e gratidão.
"Viver é transformar sonhos em realidade". Eis o tema escolhido.
Obrigado a Deus pela contabilização dos sorrisos e leveza da alma.
É Natal! Mas o Natal é especial na Nereu Ramos! Venha conferir...