Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Professores de Pensamento Computacional participam de formação sobre cultura digital e educação anti

Friday, 29 de May de 2026


Professores de Pensamento Computacional participam de formação sobre cultura digital e educação antirracista



A Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul (SEMED) realizou nesta semana uma formação continuada voltada aos professores do componente curricular Pensamento Computacional da rede municipal de ensino. A ação integrou as iniciativas relacionadas à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).


A formação teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de articulação entre o Pensamento Computacional, a cultura digital e a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), demonstrando que a educação antirracista pode atravessar diferentes componentes curriculares de forma contextualizada, crítica e significativa.


Durante o encontro, foram discutidos temas como:

 

Cultura e cultura digital;

 

Representatividade nos espaços digitais;

 

Tecnologia e racismo algorítmico;

 

Pensamento computacional e resolução de problemas;

 

Computação desplugada;

 

Valorização de diferentes saberes e repertórios culturais.


Como parte prática da formação, os professores participaram de vivências com jogos e brincadeiras inspirados em matrizes culturais africanas e afro-diaspóricas, relacionando ludicidade, oralidade, estratégia e pensamento computacional.

 

Entre as atividades desenvolvidas estiveram propostas como “Terra e Mar”, “Fogo na Montanha”, “Concentração aos Números” e jogos africanos de tabuleiro, como Shisima, Tsoro Yematatu e Yoté.


As práticas permitiram discutir conceitos ligados ao reconhecimento de padrões, algoritmos, lógica condicional, tomada de decisão e resolução de problemas, articulando computação desplugada e Educação para as Relações Étnico-Raciais.


A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a formação continuada dos profissionais da educação e com a construção de práticas pedagógicas alinhadas à equidade, à diversidade cultural e à valorização de diferentes formas de produção de conhecimento.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2026 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA