Exposição em Florianópolis homenageia legado botânico de Raulino Reitz
Artista apresenta obras inspiradas em anos de pesquisa sobre bromélias da Mata Atlântica
O curador do Herbário Barbosa Rodrigues (HBR), Luís Funez, palestrou durante a abertura da mostra “Bromeliário: Legado botânico de Raulino Reitz sob a perspectiva artística de Walmor Corrêa”. O evento aconteceu na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis, onde as obras ficarão expostas até 27 de junho. O lançamento da exposição foi na terça-feira (26) e reuniu convidados, pesquisadores, representantes da área cultural e público em geral.
Na ocasião, Funez deu seu depoimento acerca da aproximação do artista Walmor Corrêa com o legado de Reitz, botânico fundador do Herbário localizado em Itajaí. Há quatro anos, o espaço histórico, fundado em 1942, passou a ser tutelado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Corrêa, natural de Florianópolis, é conhecido por sua relação artística com a flora e a fauna brasileiras e, nos últimos cinco anos, realizou intensa pesquisa artística acerca dos estudos conduzidos pelo padre Raulino Reitz (1919-1990). O fundador do HBR foi reconhecido por estudar e catalogar diversas espécies da Mata Atlântica, sobretudo, as bromélias catarinenses. Esse legado permanece resguardado no casarão tutelado pela Univali, sob a curadoria de Funez.
Além da palestra de abertura da exposição, o curador do HBR também integrou, na quarta-feira (27), uma mesa-redonda sobre o legado botânico de Raulino Reitz e os diálogos entre arte, ciência e pesquisa. A atividade contou com a presença do artista Walmor Corrêa, do curador da mostra Fabrício Tomazi Peixoto e do professor de história da arte Otto Francisco de Souza. O evento também foi aberto ao público e ocorreu na própria galeria.
A exposição Bromeliário apresentada mais de 40 obras de Walmor Corrêa, incluindo pinturas, gravuras, objetos tridimensionais e esculturas. O público pode contemplar a mostra de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, e aos sábados, das 10h às 13h.
Sobre o HBR
O Herbário Barbosa Rodrigues (HBR) foi fundado pelo padre e botânico Raulino Reitz em 1942. Reúne 70 mil espécimes de plantas, algas e fungos herborizados, em sua maioria da Mata Atlântica de Santa Catarina. O espaço, localizado em Itajaí, é um dos mais importantes para o estudo da flora no Estado e no Brasil e, em junho de 2022, teve a tutela assumida pela Univali.
A diversidade do acervo se deve às expedições que foram realizadas em todas as regiões do Estado, especialmente entre as décadas de 1940 e 1970. As atividades partiram de Reitz e Roberto Miguel Klein, que receberam apoio de outros cientistas do Brasil e do mundo.
O acervo é considerado a mais representativa coleção de plantas em Santa Catarina e compreende mais de 600 espécimes-tipo – espécimes originais, usados na descrição de novas espécies. Vale ressaltar que o espaço abriga amostras da vegetação original de áreas amplamente afetadas pelo desmatamento, sendo as únicas referências destas espécies já extintas nestes locais.
Serviço:
O quê: Exposição “Bromeliário: Legado botânico de Raulino Reitz sob a perspectiva artística de Walmor Corrêa”
Quando: Até 27 de junho
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30. Aos sábados, das 10h às 13h
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte - Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis (SC)
Quanto: Gratuito
Mais informações: Com o pesquisador Luís Adriano Funez, pelo telefone (47) 3224-3646 ou pelo e-mail hbr@univali.br.