Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mulher... mulher... Denise Paulus de Campos Franzoni

Segunda, 12 de setembro de 2011

 

Clique para ampliar
 

 Clique para ampliar
“No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as únicas. Que o vento não conseguiu levar: Um estribilho antigo, Um carinho no momento preciso, O folhear de um livro de poemas, O cheiro que tinha um dia o próprio vento“ (Mário Quintana) (Foto Divulgação)
 Denise Paulus de Campos Franzoni
, 55 anos, casada com José Antonio Franzoni (filhos Marcelo - 31 anos, Maurício - 30 e Letícia - 27), advogada e professora, mestre em Ciência Jurídica, olhos castanhos, 1,65m.

Participação comunitária: participo da Anistia Internacional nas campanhas direcionadas ao combate da aplicação da pena de morte, em especial, as de lapidação de mulheres. 

Qual a fórmula para manter o relacionamento a dois? Muita amizade, respeito e companheirismo.

O que você fez que não faria novamente? Honestamente, não sei o que não faria de novo. Não que eu não me arrependa de algumas besteiras, mas como somos o resultado de todas as nossas vivências boas ou más, imagino que aprendemos algo com o que fizemos.

Um momento inesquecível? Vários momentos foram inesquecíveis. Vou destacar os Natais em família.

Objeto de desejo? Comemorar um aniversário em Paris.

Receita para manter a forma física? Procuro, com dificuldade, não abusar dos doces.

Não consigo viver sem... o aconchego do abraço do meu marido, sem o carinho dos meus filhos, sem a amizade dos irmãos (biológicos ou por afinidade) e um lençol térmico nas noites de frio!

Que lugar gostaria de conhecer? Gostaria de conhecer muitos lugares, mas o que pretendo, no momento, é voltar à Itália.

Qual o verdadeiro sentido da amizade? A certeza que, embora longe dos olhos, os amigos estão sempre ligados pelo fio invisível da afinidade que faz com que o tempo e a distância deixem de existir.

Uma virtude? A lealdade.

Não tolero... arbítrio, abuso de poder, falsidade.

Gato, cachorro, pássaro ou bichinho de pelúcia? Posso ficar com todos? Ler um livro tendo um gatinho ao lado é uma delícia. Chegar em casa e ser recebida com  alegria por um cachorro faz você se sentir 'importante no mundo". Acordar ouvindo os pássaros é "tudo de bom". Preciso falar da "fofura" dos bichinhos de pelúcia?

Pena de morte, a favor ou contra? Quem observar a história dos crimes e a história das penas  - ambas de infeliz narrativa - poderá verificar que a história das penas é infinitamente pior e mais cruel. A pena de morte foi a mais utilizada delas e aplicada com requintes de crueldade em especial aos dissidentes políticos e religiosos. Serviu - e bem - em todos os tempos, de instrumento da maldade, do desequilíbrio, do sadismo dos detentores do poder temporal ou espiritual - dá para esquecer as fogueiras acesas pelos Tribunais da Inquisição? Nada resolveram, somente chancelaram a violência. Autorizar o Estado a instituir a pena de morte é concordar que ele exemplifique a violência contra o ser humano e, lembremo-nos, o exemplo não é somente um método de ensino, é o único método. Não dá para admitir!       

Descriminalização  da maconha? Toda criminalização traz a carga do proibido. O que é proibido fica oculto, mas não necessariamente deixa de ocorrer. Ao contrário, às vezes, ocorre exatamente porque é proibido. Porém, oculto, escondido, dificulta a informação, dificulta o diálogo em especial, no que se refere aos adolescentes e seus familiares ou educadores. A informação é vital para que sejam tomadas providências em tempo hábil! Não me parece que a proibição - via norma incriminadora - tenha surtido o efeito desejado, ou seja, o da diminuição do consumo. Particularmente, gostaria de tentar "outra via". Que fique claro, no entanto, que não sou favorável ao consumo de nenhuma droga.    

Redução da idade penal? Não. Mais escolas, mais bibliotecas, mais quadras de esporte, melhores condições de trabalho e vida para as famílias cuidarem dos seus "menores".

Aborto? Um problema complexo. Quando começa a vida?  As religiões já indicaram vários parâmetros para solucionar a questão. Não há consenso, aliás, nunca houve. Porém, considerando que o Estado é laico, creio que deva ser a ciência médica a balizadora da resposta. Atualmente, estabeleceu-se que a vida se finda com a morte cerebral, daí a possibilidade de se transplantar órgãos de pessoas que ainda têm "alguma vida", sem o cometimento de crime. Partindo desse referencial, me permito concluir que há um excesso na norma penal referente ao aborto voluntário. No mínimo, somente poderia haver a criminalização a partir do funcionamento do sistema nervoso ou do cérebro do feto, qual seja, do possível marco inicial da vida. Como a questão é complexa e a solução necessita conjugar inúmeras variáveis - psicológicas, antropológicas, sociológicas, culturais, de saúde pública -, penso que uma "revisão geral" a respeito ensejaria respostas mais justas e mais adequadas à realidade.   

Contra ou  a favor da construção de presídio na cidade? A construção de um presídio, como tudo, tem "prós e contras". De forma isolada, a edificação, em si, não soluciona o problema da criminalidade. Porém, como desconheço detalhes do projeto e não sei se contém outras providências de caráter complementar, vou me eximir de opinar a respeito. 

Desarmamento? Não são as armas que matam as pessoas, são as próprias pessoas que agridem e matam seus semelhantes, com ou sem armas. O Estado deveria estar mais preocupado em combater a ignorância, fonte de todos os males, do que em desarmar seus cidadãos cerceando-os do exercício - eventual - de um dos direitos, reconhecidamente básicos, que é o de legitimamente se defender quando atacado de forma injusta. 

Casamento entre pessoas do mesmo sexo? O casamento é uma união de sonhos, de propósitos, de vidas. O sexo dos envolvidos é mero detalhe.

Você aprovaria o fechamento do Senado Federal e a redução das bancadas federal, estaduais e de vereadores? O fechamento das casas legislativas "cheira" ditadura. Os desmandos são muitos, sem dúvida, mas melhor, a meu ver, é a escolha dos representantes ocorrer de forma mais consciente, menos negociada (vendida, comprada, trocada por favores). De qualquer forma, antes de decidir por uma via ou outra é melhor olhar para o passado e observar o quanto foi difícil abrir! Parece que temos aí um longo caminho a percorrer.

A que você atribui a ascensão e independência da mulher nos últimos tempos? Primeiro, a possibilidade de usufruir, ao menos nos últimos 80 anos, de uma educação escolar convencional - a mesma dada ao sexo masculino -, aliada à crescentes necessidades de ordem econômica, que acabaram por " convocar" o auxílio feminino na manutenção dos lares e às mudanças culturais ocorridas a partir de então. A instrução continua sendo uma via de desenvolvimento.

A  mulher ainda  continua sendo a principal rival dela mesma? Todos nós, mulheres ou homens, somos sempre os nossos piores e principais rivais!

Vale a pena ser romântica ou os tempos são outros? Se achasse que não vale a pena ser romântica, teria que reformular todos os meus conceitos. O romantismo nos faz sonhar e enxergar até mesmo o que não existe. Mas tudo o que existe surgiu em algum momento, do sonho de alguém.

Uma perda sentida? De meu avô, Olívio Paulus com certeza, a melhor pessoa com quem convivi.

O que falta em nossa cidade? Sou fã de São Bento do Sul e, de coração, filha de Santa Catarina. Na nossa região, por certo, muitas coisas estão por fazer, mas ainda vivemos num paraíso e deveríamos valorizar isso!

Uma pessoa que admira e respeita na  comunidade?  Admiro muitas pessoas na comunidade. As que se ocupam de minimizar a dor alheia, trabalhando, às vezes anonimamente, junto a instituições como a Apae, por exemplo, estão sempre "à minha direita".

**************************************************** 

No Encantando a Gente

 

 

Clique para ampliar
Cibele do Prado Pessoa e Nereu Antonio da Silva (Fotos Pedro Skiba/Evolução)
 

 

Clique para ampliar
Terezinha e Hélio Jaensch
 

 

Clique para ampliar
José Márcio e Janice Oliveira
 

****************************************************

Aniversários

Congratulações e saúde a Sandra Preisler (dia 6), Vera Bollmann (dia 8) e Ana Carolina Zschoerper (dia 12).

**************************************************** 

Soroptimistas

O Clube Soroptimista São Bento do Sul, fundado no dia 16 de outubro de 2009 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mulheres e meninas em situação de risco e carentes de atendimento nesta cidade, promove a  a exposição e venda da 2ª edição do projeto "Magia das Bonecas", cujo resultado será revertido em exames de ultrassonografia em mulheres e meninas de baixo poder aquisitivo de nosso município. Solidariedade é a palavra da moda. Envolva-se.

Quando: 17 a dia 25 de setembro de 2011.

Horário: das 10:00 às 21:00

Local: Praça de Eventos do Shopping Zipperer

***************************************************

Uma tarde cor-de-rosa

Venha passar uma tarde cor-de-rosa envolvida na solidariedade - Rede Feminina de Combate ao Câncer, Loja Segredo e Magia da Criança convidam: Café desfile, dia 19 de outubro, 14:00, na Sociedade Bandeirantes. R$ 20,00 o cartão. Desfile primavera-verão Loja Segredo e Magia da Criança. Cartões à venda com as voluntárias e nas lojas mencionadas.

***************************************************

"Se eu digo ‘te amo’, acredite, confie, não te engano. Pode durar um dia, um mês um ano" (Píteras)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA