Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Além das dores no peito: conheça outros sintomas que podem indicar problemas cardíacos

Sábado, 11 de novembro de 2023

Clique para ampliar

Dores nas costas, na mandíbula e no estômago, além de inchaço nas pernas e abdômen são sinais de atenção para a saúde do coração

As doenças cardiovasculares (DCVs) são responsáveis por mais de 20 milhões de mortes anualmente em todo o mundo, tornando-se a principal causa de mortes no planeta. No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas enfrentam problemas cardíacos, resultando em pelo menos 400 mil mortes a cada ano devido a essas enfermidades.

O tempo entre o primeiro sintoma de uma DCV e o atendimento médico pode ser determinante para salvar uma vida, segundo especialistas. Por isso, é importante reconhecer os sinais que o corpo emite quando há um problema de saúde relacionado ao coração. “Muitas pessoas acreditam erroneamente que as doenças cardíacas se manifestam apenas com dores no peito. No entanto, apesar dessas dores serem o sintoma mais comum de um problema cardíaco, elas não são os únicos sinais a serem observados”, revela a supervisora do Internato de Urgência e Emergências do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Chiu Yun Yu Braga.

A especialista revela que, além das dores no peito e no braço esquerdo, os sintomas de infarto incluem um aperto ou queimação no estômago, que pode se espalhar para a região do pescoço, dos dentes ou das costas. “Já um paciente com doença arterial coronariana pode sentir também dores na mandíbula, no estômago e nas costas”, complementa.

A especialista revela ainda que quem sofre com insuficiência cardíaca, além da tradicional falta de ar, pode apresentar outros indícios que não têm relação com o peito. “O paciente pode ter um grande inchaço nas pernas e no abdômen, o que acaba causando grande dificuldade para dormir”. Ela explica ainda que os pacientes com valvopatia (doença da válvula cardíaca) podem sofrer desmaios repentinos e falta de ar, mesmo após um esforço mínimo.

Os sintomas variam de acordo com a artéria envolvida no problema em questão, segundo Chiu Yun. “Por exemplo, a artéria circunflexa pode acometer a parte dorsal do coração, por isso a dor irradia para as costas. Se a dor atinge a região frontal, pode ser a artéria descendente anterior. A dor se manifesta conforme a localização da artéria comprometida”, finaliza a professora, que reforça a importância de visitar regularmente um médico cardiologista para prevenir ou tratar qualquer doença cardiovascular.

 

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR), e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA