Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Atração turística de Pomerode resgata antiga tradição de Páscoa

Quinta, 21 de março de 2024

Clique para ampliar

Uma das mais antigas tradições de Páscoa dos imigrantes alemães no Brasil virou atração turística no tour de fábrica da Nugali Chocolates, em Pomerode (SC). À espera da data em 2024, o espaço de visitação ganhou uma estação temporária que explica como pintar ovos de galinha usando apenas pigmentos naturais de plantas. A técnica mais conhecida é o cozimento com a Eier Kraut, ou Erva do Ovo.

 

As famílias alemãs que povoaram Pomerode no século XIX costumavam colorir naturalmente ovos de galinha para surpreender as crianças no domingo de Páscoa. Usavam pigmentos de vegetais como beterraba, couve e cebola. Mas no Brasil encontraram uma espécie de erva-daninha que escondia debaixo da terra a matéria-prima para manter viva a tradição.

 

A chamada Eier Kraut ou Eleutherine bulbosa, possui um bulbo de cor roxa muito viva. Ele é levado à água fervente junto com os ovos, que saem da panela coloridos. Para obter outras cores, pode-se usar outras opções de plantas, como beterraba, cebola, cúrcuma e couve.

 

Se no início a Eier Kraut coloria ovos de galinha inteiros, que em toda sua simplicidade eram a atração do café da manhã, agora as famílias presenteiam com casquinhas recheadas com chocolates e guloseimas, além dos ovos de chocolate. Tudo isso sem perder a essência.

 

Chocolates

 

Os milhares de visitantes esperados no Tour Nugali até 31 de março vão encontrar uma demonstração de como a Eier Kraut cozida com os ovos resulta em cores surpreendentes. O objetivo é oferecer um contexto histórico e cultural da região onde nasceu a marca de chocolates mais premiada do Brasil.

 

A visitação existe desde 2021 e recebe cerca de 100 mil pessoas por ano. Além da Eier Kraut, o roteiro tem uma estufa com plantas de cacau e baunilha, caixas de abelhas brasileiras (sem ferrão), uma explicação didática da técnica construtiva enxaimel, um mergulho no interior da fábrica de chocolates e experiências sensoriais, incluindo degustação.

 

O tour funciona todos os dias, das 9h às 18h. Mais informações em nugali.com.br/tour.

 

Nugali Chocolates

 

Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali foi a primeira a conquistar lugar no mercado premium nacional, antes restrito aos importados. É a marca mais premiada do país e pioneira no desenvolvimento de chocolates brasileiros bean to bar, aqueles em que o fabricante controla a produção desde o plantio até o consumidor. Também foi a primeira a elaborar um chocolate 70% cacau no país.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA