Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Região Sul pode ter nova frente fria associada a ciclone extratropical

Segunda, 06 de novembro de 2023

Uma nova frente fria relacionada a um ciclone extratropical se aproxima do Sul do Brasil. Essa previsão causa alerta para a possibilidade de chuva com forte intensidade em alguns estados. A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, explica que o mês de novembro tem essa característica de chuvas fortes na região Sul, assim como a falta delas em grande parte do Brasil, especialmente na região Norte.

“Ele [O ciclone] vai se formar no sábado, que vai dar origem a uma outra frente fria. Essa tem sido a tendência, como aconteceu essa semana. Ao longo da próxima sexta-feira, haverá muitas chuvas no Rio Grande do Sul, com volumes elevados mais uma vez. Inclusive já até atingiu a média de novembro em alguns pontos, nos primeiros dias de chuva”, revela.

A chuva deve ser mais localizada sobre o leste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. “É aquela tendência, o centro de baixa pressão, cavado, aí é quando começa a organizar uma onda frontal, como a gente fala”, aponta a meteorologista.

Além do Sul, também deve chover no centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul e no sul, oeste e centro-leste de São Paulo. De acordo com o Inmet, em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuva acima da média e a volta da chuva em áreas do sudeste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. 

Tempo seco no Norte e no Nordeste

Para as regiões Norte e Nordeste, a previsão é de tempo seco. De acordo com o Inmet, deve ocorrer elevação da temperatura à medida que se aproxima a estação quente do ano. A semana promete temperaturas máximas maiores que 32°C em parte do país, podendo passar de 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Já no centro-sul, há previsão de temperaturas mais amenas mas, principalmente, em áreas serranas da região Sul, especialmente no meio da semana, devido à ocorrência de chuva.

A região Norte espera volumes maiores que 60 mm no centro e oeste do Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, a previsão é de baixos acumulados de chuva.

No Nordeste, a chuva pode ser expressiva em áreas do centro-sul da Bahia. Em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), podem ocorrer pancadas de chuva passageiras. Por outro lado, a previsão é de tempo seco e sem chuva no nordeste da região.

 

Clique para ampliar


Fonte: Brasil 61



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA