Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 3059-1228       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Equipe de monitoramento do Covid relata dificuldade nos contatos com pacientes


Equipe de monitoramento do Covid relata dificuldade nos contatos com pacientes

 

 

Nesta quinta feira (26), após a divulgação do Boletim Oficial Diário Sobre Coronavírus em São Bento do Sul, onde mais 43 novos casos de covid-19 foram confirmados, e todos em isolamento domiciliar, a equipe de monitoramento de pacientes com síndrome gripal e com covid-19 registrou, até esta data, um total de 5.559 pacientes que já haviam passado pelo monitoramento.

 

Destes 5.559 pacientes, atualmente 1.028 seguem em monitoramento, sendo 850 pacientes com síndrome gripal e 178 pacientes com covid-19.

 

 

No mês de setembro a equipe de monitoramento já havia registrado a dificuldade de realizar contato com estes pacientes, realizando na época a divulgação para que todos estes pacientes mantivessem suas informações de cadastro atualizadas nas Unidades de Saúde, principalmente seus telefones para contato, pois é através deste que a equipe de monitoramento realiza o acompanhamento junto aos pacientes em isolamento domiciliar.

 

Passados três meses a situação ainda é considerada preocupante.

 

Segundo Tatyana Susin, profissional integrante da equipe de monitoramento, ainda são muitos os contatos que não são efetivados. "Hoje a equipe vem enfrentando mais um problema. Após efetuarmos o primeiro contato com o paciente, em muitos casos este não atende mais as ligações dos contatos seguintes. Isso é preocupante, pois se a equipe liga várias vezes, é porque realmente se faz necessário", disse Tatyana.

 

 

A equipe que atua no monitoramento reveza-se nas ligações telefônicas que são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, podendo se estender em alguns casos.

 

São realizados diversos contatos com o paciente exatamente para acompanhar o quadro de saúde do mesmo e verificar se os sintomas da doença estão se agravando ou não.

 

 

 

Isolamento deve ser seguido

 

O isolamento monitorado é determinado ao paciente após consulta médica onde o médico avalia um conjunto de sinais que caracterizam a síndrome gripal (SG).

 

Nos casos em que este paciente conviva com mais pessoas em sua casa, moradores da mesma residência, todas as pessoas automaticamente são isoladas e recebem atestado médico quando necessário.

 

Já no que se refere às orientações, todas devem ser seguidas rigorosamente.

 

Se o isolamento monitorado é determinado, é justamente porque o médico avaliou o paciente e diagnosticou sintomas suspeitos da doença, daí a importância de seguir as orientações à risca. Estas orientações incluem obviamente não sair de casa, não circular por estabelecimentos comerciais, não manter contato pessoalmente com o público externo, pois há o risco de contágio.

 

Sobre a questão de ter a certeza se está ou não com o covid-19, os testes só são realizados seguindo uma série de critérios determinados pelo Governo do Estado.

 

O objetivo do teste neste estágio é identificar se o paciente está ou se já esteve com a doença, daí a importância do isolamento para prevenir possíveis contágios.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 3059-1228
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: contatojornalevolucao.com.br



© Copyright 2021 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA