Empresa são-bentense tem mais de sessenta anos de história
São Bento - Lá se vão mais de sessenta anos de história do Moinho Oxford - até 2001 denominado Moinho Weiss, homenagem a seu fundador, Leopoldo Weiss. Instalada no mesmo local desde 10 de abril de 1947, a empresa hoje conta com uma linha mais variada de produtos. No ano passado, por exemplo, foi lançado o Mix Nutritivo Oxford, uma ração humana que leva ingredientes como germe de trigo, aveia e soja, entre outros. "Foi feito pensando na qualidade de vida das pessoas", afirma o gerente operacional do moinho, Fabio Fernando Derkoski. "Ele reduz o colesterol e os triglicerídeos", destaca.
Mesmo com a diversificação, a empresa continua com seus produtos tradicionais, como a linha doméstica. O Trigo Oxford Especial, por exemplo, é um dos mais utilizados por donas de casa e está disponível nas versões de 1 kg, 2 kg e 5 kg. O Trigo Comum Tipo II tem pacotes de 1 kg e de 5 kg. A Farinha de Trigo Integral tem pacotes de 1 kg e 5 kg. Na linha de panifício, destinado a indústrias do gênero, a empresa oferece a Pré-Mistura Salgada (para confecção do pão francês) e a Pré-Mistura Hot Dog (para cachorro quente), com 25 kg. Ainda há o Farelo de Trigo Oxford, para agropecuárias, alimentação de animais, etc.
MAQUINÁRIO
Atualmente o Moinho Oxford emprega dezoito funcionários e tem caminhões de frota própria, contando, também, com cinco representantes. No decorrer dos anos, também tem investido em modernização do seu maquinário. "Estamos fazendo melhorias", conta Fabio. O moinho trabalha vinte e uma horas por dia, em revezamento. Só não trabalha as vinte e quatro horas por conta do horário do consumo de energia elétrica, o que deve mudar com a aquisição de um gerador próprio.
O funcionário Pedro Rudnick, 60 anos, entrou em 1978 na empresa. Com a autoridade de mais de trinta anos dedicando-se ao moinho, desde a época em que boa parte dos trabalhos era braçal, lembra que todo o processo de fabricação dos produtos "mudou muito" com o tempo. "Para trabalhar está melhor", conta. Juscelino Ressel, o "Janinho", 52 anos, não é funcionário da empresa mas tem ligação com a mesma. Há onze anos ele fabrica pães, tendo como matéria-prima os produtos do Moinho Oxford. Começou no Condomínio Empresarial do bairro Colonial e hoje atua em casa mesmo, produzindo cerca de duzentos pães por dia. "O que mais sai é o integral", explica Janinho.
O Moinho Oxford funciona na rua Francisco Pfeiffer, bairro Oxford, e atende pelos telefones 3635-0592 e 3635-0348. O e-mail é o moinhooxford@creativenet.com.br.