Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Vinícius Fendrich

vinicius.fendrichgmail.com

Vinícius Fendrich

Psicólogo

Educador


Veja mais colunas de Vinícius Fendrich

Procura-se...

Segunda, 21 de março de 2011

Certas coisas realmente nos inquietam e não tem explicação que nos convença. Somos sabedores de que tudo nessa vida deve respeitar limites e que paciência, chega um belo dia, se esgota.

Então segue uma lista do que procuramos, seja o item em si ou uma alternativa. Quem puder, por favor, nos dê maiores informações.

Procura-se um caminho decente para sairmos de São Bento do Sul. No momento é o melhor que se pode fazer - sumir daqui. Mas não é possível por Corupá, nem por Rio Natal, nem por Joinville, nem por Curitiba, nem por Volta Grande, nem por Mafra. Será que estamos querendo ser iguais ao Japão?

Procura-se uma calçada que esteja inteira na cidade. Onde as pessoas não tropecem e caiam o tempo todo feito seres isentos de coordenação motora.

Procuram-se lâmpadas acesas nos postes por onde se passa. A escuridão é tanta que, com a taxa de iluminação pública que não deixam de cobrar, já poderiam ter voltado ao uso dos lampiões pendurados.

Procuram-se bancos nos pontos de ônibus. Onde gestantes, idosos, deficientes físicos e crianças, permanecem em pé por tempos absurdos. Ou proteções nos mesmos para quem fica na chuva e ao sol escaldante. Dizem que bancos não são repostos porque pessoas promíscuas fazem sexo ali. Vale lembrar que sexo, quem quer, faz de pé.

Procura-se segurança. Afinal, nunca houve tanta farra entre os criminosos do que agora. Mata, vai para a cadeia e volta para rua, pois no "hotel" não há vaga. Ótimo, vá matando adiante, quem sabe daqui a pouco você mata a pessoa certa, um político, e aí as vedetes se preocupam.

Procura-se um aprazível calçadão. Onde se possa caminhar com o perfume das flores, com tranquilidade e beleza postal. Hoje o cheiro é de urina. Um posto policial quase sempre fechado, estamos cientes que por falta de efetivo. E a poluição visual não só no calçadão, como no município inteiro, o torna uma confusão, onde falta de planejamento e mau gosto imperam.

Procura-se uma "Via Sacra" no morro da igreja. Mesmo que sem arte especial, totalmente comum, como a que havia. Não precisa ser a maravilha que lá já esteve quando o movimento foi encabeçado por Arno Fendrich (in memorian) e Irmã Adail (hoje ex-religiosa). A famosa "Via Crucis" das mãos. Quem quiser ver como era, tenho registros em minha casa.

E assim procura-se tanta outra coisa, que tudo não podemos pontuar. Uma utilidade para a massa falida da antiga Móveis Leopoldo. Um mercado público para produtos hortifrutigranjeiros. Um posto de saúde 24 horas. Uma solução para as enchentes que castigam nossa São Bento. Um Centro Cultural. A preservação de edificações históricas que aqui funciona como numa antiga novela da Rede Globo, no melhor estilo Dona Armênia, "tudo é posto na chão". Políticos que aos menos se suportem numa coligação partidária arruinada. Parem com discussões somente focando interesses pessoais. Enfim, chega, cansamos.

Procura-se um mínimo de vergonha na cara daqueles que muito falam e pouco fazem. Sempre com justificativas ridículas. Calar a boca seria o que ainda resta de digno.

Em tempo, procura-se um vice-prefeito, alguém se prontifica?

Meu prezado leitor, eu só faço uma pergunta: quando votamos, onde foi que erramos?



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA